A Mosaid Technologies está a processar a IBM pela suposta violação de seis das suas patentes nos Estados Unidos. A acção foi movida ao mesmo tempo que a Big Blue recebia resposta negativa das autoridades americanas quanto a idêntico processo mantido com a Asus.

A disputa com a Mosaid vem de longa data e refere-se à produção e venda de microprocessadores e de produtos de circuitos integrados de aplicação específica (ASIC).

"Tomámos esta medida de protecção da nossa propriedade intelectual porque não foi possível chegar a um acordo razoável com a IBM, depois de anos de negociação", justifica o presidente-executivo da Mosaid John Lindgren, citado pela Reuterso.

A empresa, com sede em Ottawa, no Canadá, quer desta forma obrigar a IBM a requerer licenças das suas patentes para fabricar os produtos que recorram à tecnologia.

Numa outra frente, a International Trade Commission, nos Estados Unidos, emitia o seu veredicto sobre a presumível violação de patentes da Big Blue pela Asus, dando razão à empresa de Taiwan.

Na opinião da instituição, a Asus não infringe nenhuma das três patentes da fabricante americana em causa. O processo referia-se à utilização de tecnologia relativa ao fornecimento de energia e a sistemas de arrefecimento para computadores.