Na conferência que antecede a IFA, a Samsung anunciou as suas novidades tecnológicas para tornar as casas mais inteligentes. Uma das estrelas da apresentação foi o novo projetor portátil Freestyle Gen 2, que pode ser utilizado em qualquer local. Tem a vantagem de integrar a aplicação Gaming Hub, o que significa que pode aceder ao catálogo de jogos em cloud, sem a necessidade de o ligar a um computador ou consola. A Samsung fechou uma parceria com a Microsoft para oferecer o catálogo da Xbox Game Pass Ultimate e dessa forma aceder aos jogos cloud, incluindo o novíssimo Starfield.
Veja na galeria imagens do Samsung Freestyle Gen 2
O projetor está equipado com a funcionalidade Smart Edge Blending, que oferece uma experiência de ecrã expandido em formato de paisagem ou retrato. Se emparelhar dois projetos Freestyle, pode aceder a uma experiência de visualização panorâmica de 160 polegadas ou vertical a 120 polegadas. O segredo do equipamento parece ser a facilidade de configuração e utilização em qualquer local. Além disso, é compatível com comandos de voz para libertar as mãos dos utilizadores no acesso aos conteúdos.
O equipamento pode ser utilizado com uma bateria externa, adquirida à parte, permitindo dessa forma ser usado mesmo em locais sem tomadas de eletricidade, tanto no interior, como no uso exterior.
Foi também apresentado os novos televisores Neo QLED 8K de 98 polegadas e o Q80C 4K. A Samsung disse que vai lançar a sua gama completa de ecrãs Micro LED para a Europa até ao final do ano. A fabricante juntou-se também ao centésimo aniversário da Disney e revelou o The Frame: Disney100 Edition. O modelo tem uma moldura exclusiva em metal prateado em platina com a assinatura da Disney. O seu comando à distância foi inspirado na mascote, o rato Mickey. O televisor conta com 100 obras de arte icónicas dos estúdios da Disney, incluindo a Pixar, Marvel, Lucasfilm e National Geographic.
Mais poupança no consumo energético, melhor alimentação
Durante a apresentação a Samsung, foi destacada a sua visão sobre a SmartThings, que tem como prioridade ajudar os utilizadores a poupar energia, aumentar a segurança, dar acesso ao entretenimento e tornar as rotinas do dia-a-dia mais eficientes. A fabricante diz que tem 285 milhões de utilizadores registados no seu ecossistema. A empresa partilhou ainda um relatório sobre os desejos dos consumidores em relação à tecnologia em casa. 71% das pessoas concordam que a tecnologia tem um impacto positivo no seu quotidiano, seja na interação com amigos e família, nas tarefas e entretenimento.
Veja na galeria imagens dos produtos anunciados pela Samsung
Os consumidores dizem que procuram produtos tecnológicos que poupem energia (77%) e 67% dão valor à possibilidade do seu eletrodoméstico se conecte a uma aplicação que permita monitorizar e reduzir os consumos de energia. Ainda na sondagem aos utilizadores europeus, 72% dos inquiridos estão preocupados com o custo do funcionamento dos equipamentos em casa.
O sistema SmartThings Energy da Samsung foi criado para ajudar a otimizar a energia usada nos eletrodomésticos e equipamentos da casa. A fabricante diz que o sistema AI Energy Mode permite monitorizar e reduzir o use de energia da máquina de lavar até 70%, através do Ecobubble, que lava a frio em vez de quente.
Para quem necessita de ideias na hora de fazer as refeições, foi anunciada a nova aplicação integrada Samsung Food. Os utilizadores podem pesquisar, guardar ou partilhar receitas, assim como planear as refeições, cozinhar e criar listas de compras. A tecnologia chegou a 104 países em oito idiomas.
A Samsung explicou ao SAPO TEK que a aplicação está disponível em Portugal, mas em inglês. Será necessário que a comunidade portuguesa contribua com conteúdos e receitas no nosso idioma. A fabricante diz que tem mais de 160 mil receitas na aplicação. E previsto para o final do ano, a empresa diz que vai usar IA alimentar para fornecer receitas personalizadas, mediante as necessidades das pessoas, incluindo a conversão de pratos para versões vegan.
A ligação à aplicação Samsung Health permite também fazer planos de refeições adaptados às preferências ou limitações alimentares mediante os planos de dieta. No próximo ano, a aplicação vai usar reconhecimento de imagem e IA para identificar os ingredientes e refeições para calcular a informação nutricional e fazer recomendações de receitas.
Na área da segurança, o ecossistema SmartThings inclui agora parceiros para reforçar a sua oferta, incluindo a Yale, que oferece os produtos Smart Lock e o Smart Opener for Gate & Garage, que ajuda a controlar remotamente os portões das garagens. Os sistemas de armazenamento energético estão também nos planos da Samsung.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Cientistas conseguem maior resolução de sempre em observações com telescópios terrestres -
App do dia
Metal Slug: Awakening traz para atualidade a experiência frenética das máquinas arcade -
Site do dia
Gosta dos clássicos puzzles Jigsaw? A Google tem uma proposta para passar o tempo -
How to TEK
Não quer que o Facebook use as suas fotos para treinar a IA? Saiba como bloquear
Comentários