
O jornal IL Foglio, um diário com uma tiragem de cerca de 29.000 exemplares, afirma ser o primeiro jornal do mundo a imprimir edições inteiras criadas com recurso à IA, uma tecnologia que está a mudar a forma como as redações funcionam, revela a AFP.
Cada edição de quatro páginas gerada com inteligência artificial inclui cerca de 22 artigos, desde política a finanças, bem como três editoriais.
Em termos práticos, os cerca de 20 jornalistas do jornal pedem ao chatbot ChatGPT da OpenAI que escreva um artigo sobre um determinado assunto e com um determinado tom e a ferramenta produz o texto utilizando informações recolhidas na internet.
Entre os artigos escritos pela IA esta semana estão uma análise dos discursos da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, um editorial sobre o telefonema entre Donald Trump e Vladimir Putin e um artigo sobre moda.
O diretor do jornal, Cláudio Cerasa referiu que o objetivo é "testar e compreender os limites da inteligência artificial, mas também as suas oportunidades. As fronteiras que devem ser ultrapassadas e as que não podem".
O diretor explicou ainda que o artigo pedido à ferramenta da IA deve seguir as normas do jornal e "se houver demasiados erros, mudamos o artigo, se houver poucos, deixamo-los, porque queremos mostrar onde estão os limites. Não é uma questão de beleza", disse.
Pode ler a edição online neste link.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
BAFTA perguntou aos internautas quais eram os videojogos mais influentes de sempre. Resposta surpreende -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Esta extensão do Chrome adiciona jogos clássicos no browser para os momentos de pausa -
How to TEK
Como aceder a todas as informações que tem registadas no Facebook?
Comentários