A Sun Microsystems, Yahoo! e Microsoft preparam-se para lançar novas ofertas empresarias de instant messaging (IM) esta Primavera, enquanto a AOL pondera a melhoria das características de segurança do seu serviço de mensagens em tempo real para o mercado empresarial.



A Sun irá lançar uma edição empresarial stand-alone da sua aplicação de instant messaging que suporta Linux e permite a integração com o Sun ONE Portal Server, segundo o afirmado por Jennifer Belissent, da Sun ONE Software, ontem, durante a Instant Messaging Planet Conference and Expo que decorre em Boston, EUA.



O Sun ONE Instant Messaging Server deverá ser lançado em Abril próximo, referiu a responsável, citada pela InternetWeek, salientando que o actual serviço de intant messaging da empresa só está disponível como um serviço adicional do Sun ONE Portal Server e corre apenas em Solaris e Windows.



A Yahoo continua a prever lançar o Yahoo Messenger Enterprise Edition este trimestre. Durante a feira, Ken Hickman, director de estratégia de produto da Yahoo Enterprise Solutions, referiu que a oferta empresarial será revelada em Março. As companhias poderão licenciar o software para utilização interna e ao mesmo tempo integrar com a conhecida plataforma de IM da empresa Web.



A Microsoft anunciou também o lançamento do seu serviço MSN Messenger Connect for Enterprises para a próxima Primavera.



Durante a conferência foram muitos os que salientaram que a falta de interoperabilidade entre as diferentes redes de instant messaging permanece como um obstáculo à sua utilização empresarial mas prevêem que o problema seja resolvido em breve com a adopção de especificações ou a concretização de parcerias.



Durante a sua intervenção, Steve Boom, vice-presidente da Yahoo Enterprise Services, afirmou que as preocupações acerca da interoperabilidade, spam, segurança, escalabilidade e integração são as mesmas que incomodaram a adopção alargada das redes móveis e ATM e dos telemóveis, mas que serão resolvidas proximamente.



Para a Sun também existem dúvidas na mente dos consumidores acerca da interoperabilidade que contudo têm tendência a desaparecer com os futuros desenvolvimentos na área da partilha de aplicações em tempo real, antivírus e bloqueadores de spam, assim como através da uma melhor integração com as plataformas colaborativas e de correio electrónico.


A Sun está a desenvolver um protótipo de uma outra tecnologia relacionada com o IM denominada "rhythm awareness", que irá ajudar os sistemas de instant messaging a prever automaticamente a disponibilidade ou presença dos utilizadores, baseando-se em padrões de utilização dos PCs.



Entretanto, a America Online prapara-se para actualizar as características de segurança do seu serviço de mensagens em tempo real para empresas em Maio, segundo o anunciado durante a conferência, adicionando-lhe encriptação.



Notícias Relacionadas:

2002-11-05 - AOL lança instant messaging para mercado empresarial

2002-10-07 - Yahoo! anuncia instant messaging para empresas

2002-07-25 - AOL desiste de projecto para a compatibilidade entre sistemas de instant messaging