Imagens de satélite captaram hoje um foguetão numa plataforma de lançamento numa zona rural do Irão, mostrando que o país pode estar a preparar-se para um lançamento espacial, noticia a agência AP.

As imagens da Maxar Technologies mostraram uma plataforma de lançamento, no Porto Espacial Imam Khomeini, na província rural de Semnan, local que tem sido alvo de tentativas recentes e falhadas para colocar um satélite em órbita.

Nessas imagens era possível ver um foguetão num transportador, preparando-se para ser levantado e colocado numa torre de lançamento, vendo-se, posteriormente, o mesmo já nessa torre.

Veja na galeria as imagens do foguetão:

O Irão não informou as Nações Unidas da intenção de fazer um novo lançamento neste Porto Espacial e escusou-se a comentar estas imagens.

Contudo, em maio, a agência de noticias estatal do Irão (IRNA) noticiou que o país teria sete satélites caseiros prontos para serem lançados até ao final do ano civil persa (março de 2023).

Na última década, o Irão enviou para a órbita vários satélites e em 2013 lançou um macaco para o espaço.

No entanto, o programa iraniano tem tido, recentemente, vários problemas, uma vez que houve cinco lançamentos consecutivos falhados e registou-se um incêndio, em fevereiro de 2019, no Porto Espacial Imam Khomeini, que matou três investigadores.

Já a plataforma de lançamento usada nos preparativos de hoje continua marcada por uma explosão ocorrida em agosto de 2019, situação que chamou a atenção do então presidente Donald Trump. Os sucessivos fracassos levaram a que o Irão suspeitasse de interferência externa no programa espacial do país, facto negado pelos Estados Unidos.

Entretanto, em abril de 2020, a Guarda Revolucionária Paramilitar do Irão revelou o seu próprio programa espacial secreto, ao lançar com sucesso um satélite em órbita.

A Guarda Revolucionária Paramilitar do Irão viria a lançar outro satélite em março deste ano, noutro local da província de Semnan, a leste da capital iraniana de Teerão