A Beethefirst, primeira impressora 3D desenhada e construída em Portugal, está a partir de hoje, 9 de setembro, disponível para compra. Até agora a impressora só estava ao alcance dos utilizadores registados no site da empresa Beeverycreative e em modo de pré-venda.

O preço do equipamento é de 2.220 euros, um valor que acaba por ser semelhante ao de outras impressoras 3D comercializadas por empresas estrangeiras. A Makerbot é vendida por 2.800 dólares e a Ultimaker por 2.300 dólares aproximadamente. Quem comprar a impressora "portuguesa" tem ainda direito a um rolo de PLA e ao cabo de alimentação.

O prazo de entrega da Beethefirst é de uma semana. A tecnológica portuguesa está numa primeira fase a vender a impressora para toda a Europa, sendo que já existem planos para alargar a comercialização a outros mercados internacionais.

Ao TeK a Beeverycreative não quis revelar quantas impressoras foram vendidas no período de pré-venda, adiantando que os primeiros números comerciais só vão ser revelados dentro de dois anos.

Por forma a atrair tanto especialistas como entusiastas da impressão 3D, a Beeverycreative vai lançar no final de setembro na sua página oficial um conjunto de planos de objetos 3D que podem ser impressos pelos utilizadores em casa ou no escritório.

[caption]Beethefirst[/caption]

A impressão 3D é atualmente um dos mercados tecnológicos em expansão e as áreas onde pode ser aplicada parecem infindáveis - indústria aeroespacial e construção automóvel são alguns exemplos.

Com um peso de 10 quilogramas e um volume semelhante ao de uma impressora "tradicional", a Beethefirst é compatível com o Windows Vista, 7 e 8, com o Mac OS X 10.7 ou superior, e com Ubuntu 10.04 ou superior, através do software próprio Beesoft. A impressora suporta ficheiros em formato .stl.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico