A coordenar o desenvolvimento da aplicação de rastreamento de contactos em Portugal, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) vê pela primeira vez concedida uma patente de software nos Estados Unidos da América. O "feito" está relacionado com a tecnologia utilizada na "carteira mobile" de criptomoedas desenvolvida pela spin-off Keyruptive.

“Method and a device for secure storage of at least one element of digital information, and system comparising such device” é o nome da patente concedida ao INESC TEC. A tecnologia foca-se na forma como as informações são divididas e armazenadas em diferentes locais, "garantindo o acesso conveniente e o armazenamento seguro de informações na cloud".

Pedidos de patentes em Portugal com novo recorde. Tecnologia médica lidera lista
Pedidos de patentes em Portugal com novo recorde. Tecnologia médica lidera lista
Ver artigo

Em comunicado, Francisco Maia, um dos criadores e investigador no Instituto, garante que esta autorização "reforça o carácter inovador das abordagens do projeto European SafeCloud, como bem como o produto desenvolvido pela spin-off Keyruptive”. Para além de Francisco Maia, desenvolveram também a tecnologia agora patenteada Rui Oliveira, membro do Conselho de Administração do INESC TEC e professor da Universidade do Minho, João Paulo e Francisco Cruz, investigadores do INESC TEC.

O Keyruptive é uma carteira móvel de criptomoedas que permite o acesso e a gestão de fundos, "mantendo um nível de segurança comparável ao dos dispositivos de hardware", garante o INESC TEC. Suportada pela tecnologia que constitui a patente, a carteira disponibiliza aos utilizadores informações e controlo sobre os fundos.

A patente surge numa altura em que os pedidos de patentes em Portugal registaram um recorde em 2019, com a tecnologia médica a liderar a lista. O INESC TEC está entre as organizações que mais pedidos fez ao Instituto Europeu de Patentes, com sete solicitações. A Novadelta-Comércio e Industria de Cafés e a Universidade de Évora foram as que apresentaram um maior número de pedidos de patente junto do IEP em 2019, ambas com 16 pedidos de patente.