Entre os cerca de 421 mil computadores analisados no passado mês de Abril para o segundo SpyAudit Report da fornecedora de acesso à Internet EarthLink e da fabricante de software de segurança Webroot, mais de 133 mil estavam infectados com Cavalos de Tróia ou sistemas de monitorização, tipos de spyware considerados mais perigosos do que o adware ou os cookies tradicionalmente encontrados nos PCs.



Os sistemas de monitorização vigiam a actividade dos utilizadores nos PCs, registando virtualmente tudo o que é feito online. Já os Cavalos de Tróia parecem ser programas de software requeridos pelo utilizador, mas em vez disso facilitam a terceiros o roubo de informação que depois serve para aceder à máquina quando esta se liga à Internet.



Considerados os quatro tipos de spyware encontrados nos computadores analisados durante o mês de Abril - cavalos de Tróia, sistemas de monitorização, adware e cookies - , o Spy Audit Report dá conta da existência de 11,3 milhões de aplicações, que resultam numa média de 26,9 peças de software espião por máquina.



No mês anterior, a EarthLink e Webroot tinham analisado 237,2 mil PCs entre os quais encontraram 7,1 milhões de aplicações de spyware, numa média de 30 por computador.



Na opinião das promotoras da análise, é importante que os consumidores tenham atenção às aplicações e ficheiros que correm nas suas máquinas, já que enquanto alguns tipos de spyware são maliciosos, outros programas podem melhorar a sua experiência Internet, referem em comunicado.



Notícias Relacionadas:

2004-05-27 - Yahoo! disponibiliza versão beta para nova ferramenta anti-spyware
2004-04-22 - AOL adiciona funcionalidades anti-spyware ao seu software
2004-01-26 - Network Associates lança ferramenta de combate ao spyware
2003-02-13 - Spyware atinge um terço das empresas europeias