O projecto europeu Enabling Grids for E-Science está a desenvolver uma análise a medicamentos que possam travar o vírus mais perigoso da gripe das aves, o H5n1. O LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, como parceiro português neste projecto, está também envolvido nesta investigação.

A combinação entre vários organismos asiáticos e europeus investigou 300.000 componentes de possíveis fármacos que possam inibir as actividades enzimáticas que ajudam o vírus a proliferar e a infectar mais células. O objectivo dos remédios em análise é combater uma proteína que evolui para diferentes variantes quando se encontra sob a acção de químicos, uma resistência que de acordo com os especialistas se pode tornar grave em caso de pandemia.

Na investigação foram utilizadas 2.000 unidades de computação, por um período de quatro semanas no mês de Abril - o correspondente a 100 anos num único computador. A informação recolhida equivale a 600 Gigabytes e, depois de arquivada em bases de dados, está agora a ser utilizada para identificar e classificar potenciais medicamentos.

Segundos os responsáveis, com a computação de alta velocidade e as capacidades de gestão da enorme quantidade de informação do GRID, os fármacos podem ser triados rapidamente e estudados pelas aplicações computacionais, libertando os especialistas para melhor responderem a ameaças súbitas de larga escala.

Notícias Relacionadas:

2006-04-29 - Iniciativa Nacional GRID investe 5 milhões de euros a 3 anos