Decorrem até ao próximo dia 3 de Maio as inscrições para as Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI). O concurso, que pretende promover o gosto pela programação e pelas tecnologias de informação entre os jovens, servirá para seleccionar a equipa que representará Portugal na prova internacional, a acontecer na Tailândia.

Podem concorrer todos os jovens nascidos após 30 de Junho de 1991 e que, no ano lectivo 2010-2011 frequentem o ensino básico, secundário ou equivalente.

Com uma primeira edição realizada em 1984 e acontecendo continuamente desde 1989, as ONI são constituídas por uma prova realizada em duas fases.

A primeira, dita prova preliminar, consiste em três problemas apresentados ao mesmo tempo a todos os concorrentes através de uma plataforma online, que deverão ser resolvidos individualmente, utilizando a linguagem de programação Pascal em ambiente Free Pascal ou as linguagens C ou C++ em ambiente GCC (http://gcc.gnu.org).

A classificação é atribuída automaticamente pelo sistema em função do número de testes avaliados correctamente pelos programas submetidos pelos concorrentes e será validada por um júri nacional, nomeado pela organização.

Antes desta fase todos os participantes podem familiarizar-se com o sistema através de um concurso fictício apresentado online pela organização da iniciativa.

Os concorrentes que se destacarem na primeira etapa, num máximo de 30 alunos, passam à fase seguinte, considerada a prova final. Aqui a prestação dos concorrentes é presencial, embora se faça pelo mesmo sistema da prova preliminar.

O objectivo da final é apurar os jovens que representem Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática de 2011, que se realizarão em Pattaya, na Tailândia, de 22 a 29 de Julho. Caso o número de alunos seleccionados na final seja elevado – como já aconteceu em edições anteriores - participantes serão sujeitos a um estágio de preparação, de onde sairão os finalistas.

As Olimpíadas Nacionais de Informática são promovidas e organizadas pela APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em parceria com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e com o Departamento de Engenharia Electrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.