Com a sua câmara de alta resolução HiRISE, aquela que também é uma sonda de reconhecimento da NASA, mas a orbitar Marte, registou imagens do local onde está a InSight, bem como os locais onde caíram o paraquedas e o seu escudo térmico, ao longo da manobra de aproximação e chegada ao planeta vermelho.

A agência espacial norte-americana estava segura de que a Insight tinha pousado ao longo dos 130 km de extensão escolhidos antecipadamente como “parque de estacionamento” ideal, mas a localização exata em Elysium Planitia era desconhecida até agora. A série de imagens foi recolhida entre 6 e 11 de dezembro último.

Esta não é a primeira vez que a HiRISE fotografa os engenhos que andam por Marte. Em 2008, por exemplo, registou para a posteridade a sonda Phoenix, não só na superfície marciana, como durante a descida.

NASA confirma sucesso da primeira fase da missão a Marte. InSight já capta primeiros raios de sol
NASA confirma sucesso da primeira fase da missão a Marte. InSight já capta primeiros raios de sol
Ver artigo

Já mais recentemente, deu “de caras” com o rover Opportunity, que durante meses não comunicou com a “torre de controlo” da missão em Terra, depois de ser “engolido” por uma gigantesca tempestade de areia que o impediu de usar os seus painéis solares para recarregar as baterias.

A Insight, por sua vez, chegou com sucesso à superfície do planeta vermelho a 26 de novembro. Numa espécie de "chamada para casa" - como lhe chamam os cientistas -, a sonda deu sinal que tinha "amartado" faltavam cerca 10 minutos para as oito da noite em Lisboa. A primeira imagem a comprová-lo chegou muito pouco tempo depois, em mais um momento de comemoração pela equipa responsável pela missão. Após umas horas já fotografava os primeiros raios de sol.

Entretanto a sonda já está a operar no solo de marte e até já enviou dados de um som causado pela vibração do vento, que os cientistas já analisaram e detalharam em conjunto com outras informações recolhidas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.