Já está a funcionar um novo centro mundial de excelência para a investigação e formação graduada de tecnologias interactivas da informação e comunicação.

O projecto é um resultado do sucesso alcançado com o programa dual de Mestrado Profissional em Interacção Humano-Computador, que juntou a Universidade de Carnegie Mellon e a Universidade da Madeira. Materializou-se em parceria com mais uma entidade, o Madeira Tecnopólo, no âmbito de um protocolo assinado entre os três organismos no verão passado e é nesta área que está fisicamente localizado.

Este Madeira Interactive Technologies Institute (Madeira-ITI) foca-se nas ciências computacionais e da interacção humano-computador e tem como objectivos a criação de "novos sistemas interactivos, que promovam práticas sustentáveis e interdisciplinares de investigação", precisa uma nota de imprensa.

A equipa de trabalho é constituída por 20 professores e cerca de 80 alunos de mestrado e doutoramento, um grupo que já é responsável por propostas de investigação, numa perspectiva de colaboração com a indústria, de três milhões de euros.