A Intel anunciou ontem a disponibilização dos novos chips dual core com tecnologia hyper thread para servidores com quatro ou mais processadores. A empresa antecipa assim em pelo menos dois meses os seus planos para o lançamento do processador que tinha o nome de código Paxville MP e adianta já detalhes sobre a nova geração que irá estar no mercado no início do próximo ano.

Os planos de antecipação do roadmap definidos tinha já sido revelados pela Intel em Outubro, permitindo à empresa ganhar tempo em relação ao atraso identificado na sua linha de processadores dual core para servidores multi processador. Com o lançamento do Xeon 7000 a empresa consegue mais armas no combate aos Opteron da AMD.

Anteriormente conhecido por Paxville MP, o novo Xeon 7000 tem uma velocidade de relógio de 3 GHz e um sistema de bus de 667 MHz duplo e independente. Combinado com o chipset E8500, desenhado para arquitecturas dual core, o processador deverá garantir níveis recorde de desempenho e a optimização de aplicações multi thread como bases de dados, software de serviços financeiros e gestão de cadeias de entrega.

Na lista das empresas que estão já a incluir o novo Xeon MP 7000 nos seus equipamentos contam-se a Dell, Fujitsu Siemens, Gateway, HP, IBM, Lenovo, Samsung e Unisys.

Já em 2006 a Intel planeia lançar novas versões de chipset e do processados que suportam um bus de sistema a 800 GHz. Na segunda metade do ano a Intel vai colocar no mercado o Tulsa, um Intel Xeon MP dual core com tecnologia de 65 nanómetros e uma cache L3 partilhável de 16 MB para servidores com quatro ou mais processadores. Este chip vai começar a ser entregue aos fabricantes ainda este ano.

Recorde-se que a Intel revelou em Outubro uma nova plataforma que deverá ser lançada em 2007, por enquanto com o nome de Caneland, que deverá incluir um processador quad-core com o nome de Tigerton, baseado na nova micro arquitectura desenvolvida pela empresa.

Notícias Relacionadas:

2005-10-11 - Intel coloca no mercado processadores Xeon dual core
2005-08-16 - Intel antecipa lançamento da linha dual core Xeon para 2005