Antecipando o seu calendário inicial, a Intel anunciou ontem os seus primeiros processadores dual core para servidores, os Xeon. O roadmap para os próximos meses inclui um chip para sistemas multiprocessador a 3 GHz com o Xeon 7000 e ainda uma versão dual core do Itanium, que deverá estar pronta ainda no quarto trimestre deste ano.



O novo Xeon é uma resposta tardia aos Opteron da AMD, lançados em Abril, mas contam já com o apoio da IBM e da HP, que se juntaram à Dell, a primeira grande empresa a comunicar que iria lançar servidores com este novo chip. A HP já disponibilizava servidores com o processador da AMD, tal como a Sun.



O novo Xeon, que tinha o nome de código de Paxville, foi antecipado, passando até à frente do calendário previsto, que alinhava como primeiro dual core para servidores o Dempsey, esperado para o primeiro trimestre de 2006.



Para os próximos meses a Intel tem previstas mais três plataformas de servidor que vêm complementar a oferta actual de dual core para servidores e estações de trabalho. A plataforma Bensley - que integra o processador Xeon Dempsey e o chipset Blackford, será disponibilizado logo no início do ano. Está ainda planeado um processador Xeon dual core para equipamentos de baixo consumo energético, garantindo a Intel em comunicado que estes modelos estão todos a ser actualmente avaliados por clientes.



O novo processador Xeon dual core tem uma velocidade de relógio de 2,8 GHze um bus de sistema de 800 MHz, assim como uma cache de nível 2 de 2 MBytes, suportando o chipset E7520. A Intel afirma que este permitirá aumentar o desempenho até 50 por cento, uma performance potenciada pelo facto de cada core ter a sua própria cache, pelo que a quantidade de tráfico gerida pelo bus do sistema é reduzida, facilitando o acesso mais rápido aos dados.

Notícias Relacionadas:

2005-08-16 - Intel antecipa lançamento da linha dual core Xeon para 2005

2005-04-21 - AMD comemora 30 anos do Opteron com lançamento de três modelos dual core