A Intel confirmou que está a trabalhar afincadamente para trazer até ao mercado um novo serviço de televisão distribuído através da Internet. A fabricante de chips já criou uma nova divisão, a Intel Media, e espera que os utilizadores sejam capazes de diferenciar os dois setores da mesma empresa.

O principal gestor da nova divisão, Erik Huggers, confirmou durante a conferência do AllThingsD que a tecnológica norte-americana está a trabalhar há um ano no projeto de serviço de TV. Vai haver um dispositivo construído pela Intel que vai distribuir conteúdos de toda a indústria da televisão.

E na set-top box da fabricante de chips também vai haver uma câmara. Ainda não é certo qual a função do sensor fotográfico, mas como avança o Engadget, a Intel pode querer explorar um sistema de transmissão e publicidade baseado na análise de imagens em tempo real. Segmentação de anúncios por publicidade foi uma das pistas deixadas pelo líder da Intel Media.

Conteúdos em direito, canais por cabo, canais pagos, serviço de vídeos on-demand e aplicações são algumas das soluções que a empresa vai disponibilizar quando apresentar o produto ainda durante 2013.

De fora parece estar a hipótese de todos os canais e conteúdos poderem ser escolhidos pelos utilizadores. Erik Huggers, que esteve envolvido no desenvolvimento do iPlayer da BBC, considerou que o mercado ainda não está preparado para um modelo de televisão a la carte e que a existência de pacotes de canais faz sentido.

O universo dos dispositivos móveis também está nos planos da empresa para a distribuição de conteúdos televisivos, como conta o CNet. Mas já ficou o aviso de que os ecossistemas móveis podem não ter a atenção do serviço nos primeiros tempos mas que fazem parte de um processo de evolução que a empresa já tem estruturado.

A empresa deixou ainda um recado à concorrência ao dizer que nenhuma oferta atual é satisfatória. A liberdade de escolha e a personalização parecem ser os conceitos basilares da nova aposta da Intel.

Sem dados concretos continua o preço do centro multimédia, do serviço de televisão e respetivos pacotes, bem como dos parceiros de distribuição de conteúdos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico