A Intel quer competir com a Samsung no emergente mercado das 'Solid State Drives' (memórias de armazenamento sólidas), dispositivos de armazenamento de massa, sem partes móveis e com diversas vantagens sobre os actuais discos rígidos, incluindo maior longevidade, fiabilidade e velocidades de leitura e escrita superiores.

Tendo já apresentado uma solução integrada para dispositivos móveis, a SSD Z-P140 de 2 ou 4GB, o fabricante de semicondutores norte-americano volta-se agora para o mercado mais abrangente dos formatos de disco de 1,8 e 2,5 polegadas, para portáteis e computadores de secretária.

Segundo a Intel, o actual desenvolvimento programado permitirá à empresa colocar no mercado, ainda este ano, discos sólidos com capacidades até 160GB, ultrapassando a pioneira das SSDs Samsung, quer em termos de capacidade bruta, quer em termos de velocidades de escrita e leitura.

Troy Winslow, responsável do departamento de memórias NAND da Intel, prevê ainda uma queda acentuada dos preços das memórias sólidas, durante os próximos anos e até 2010, entre 40 e 50 por cento por ano, previsões confirmadas por Michael Yang, responsável pelo marketing das memórias Flash da Samsung.

Notícias Relacionadas:

2007-05-09 - Intel actualiza Centrino com nova plataforma Santa Rosa