A Intel e a Microsoft fecharam uma nova parceria, anunciada durante o evento Intel Foundry, e que, segundo as empresas, poderá valer mais de 15 mil milhões de dólares a longo prazo.

Citado em comunicado, Satya Nadella, CEO da Microsoft, afirma que a empresa necessita de semicondutores avançados, de alta qualidade e preparados para um elevado nível de desempenho, para conseguir concretizar a sua visão de transformação da produtividade para as organizações e para toda a indústria.

Para tal, os chips serão desenvolvidos com recurso à tecnologia de fabrico 18A da Intel. Embora as empresas ainda não tenham revelado muitos mais pormenores, recorde-se que a Microsoft anunciou no final do ano passado as suas intenções de investir no hardware com dois chips dedicados à inteligência artificial.

Microsoft faz nova investida no hardware com dois chips dedicados à inteligência artificial
Microsoft faz nova investida no hardware com dois chips dedicados à inteligência artificial
Ver artigo

Os chips Microsoft Azure Maia AI Accelerator e o Azure Cobalt têm como objetivo ajudar a gigante tecnológica a aumentar a sua capacidade de computação na Cloud. Os chips representam também a última peça do “puzzle” no que toca à disponibilização de um sistema de infraestrutura totalmente construído e personalizado pela Microsoft, que poderá ser otimizado consoante as necessidades de processamento dos seus clientes.

Para a Intel, a parceria poderá ser uma oportunidade para demonstrar que ainda consegue competir no mercado de fabrico de semicondutores. Como avança a Bloomberg, o acordo permitirá assegurar aos investidores que a estratégia de Pat Gelsinger, que regressou à Intel como CEO em 2021, se mantém no caminho certo.