No início do ano o Governo anunciou a disponibilização de 10 milhões de euros para financiar projetos que pudessem resolver alguns dos principais problemas da Administração Pública através da utilização da Inteligência Artificial, e hoje a ministra da presidência anunciou o lançamento de dois novos concursos, um para iniciativas mais maduras e outro para projetos mais experimentais.

“Já temos 19 projetos de IA financiados no terreno e vamos abrir dois novos concursos”, afirmou a ministra da presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques durante a sua intervenção na conferência InCoDe2030 que decorre hoje em Lisboa.

Portugal tem de ter estratégia nacional para a Inteligência Artificial em 2019 no âmbito da "IA à maneira da Europa"
Portugal tem de ter estratégia nacional para a Inteligência Artificial em 2019 no âmbito da "IA à maneira da Europa"
Ver artigo

A Saúde foi a “área mais beneficiada” nesta primeira ronda de projetos de Inteligência Artificial, o que para a ministra significa que vamos ter melhores serviços, maior antecipação na prevenção da doença, mas também as áreas de mobilidade, emprego e transporte estiveram em foco nestas iniciativas.

“Nunca assisti a uma parceria que tivesse corrido tão bem. A comunidade científica mobilizou-se para o que foi detetado como falha na Administração Pública em termos de necessidades, problemas”, adiantou Maria Manuel Leitão Marques, explicando que da parte da máquina da administração pública também há um esforço para absorver conhecimento e tornar claras as principais dificuldades.

A ministra apela agora a toda a comunidade para que se mobilize a participar nos novos concursos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.