No início do ano o Governo anunciou a disponibilização de 10 milhões de euros para financiar projetos que pudessem resolver alguns dos principais problemas da Administração Pública através da utilização da Inteligência Artificial, e hoje a ministra da presidência anunciou o lançamento de dois novos concursos, um para iniciativas mais maduras e outro para projetos mais experimentais.
“Já temos 19 projetos de IA financiados no terreno e vamos abrir dois novos concursos”, afirmou a ministra da presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques durante a sua intervenção na conferência InCoDe2030 que decorre hoje em Lisboa.
A Saúde foi a “área mais beneficiada” nesta primeira ronda de projetos de Inteligência Artificial, o que para a ministra significa que vamos ter melhores serviços, maior antecipação na prevenção da doença, mas também as áreas de mobilidade, emprego e transporte estiveram em foco nestas iniciativas.
“Nunca assisti a uma parceria que tivesse corrido tão bem. A comunidade científica mobilizou-se para o que foi detetado como falha na Administração Pública em termos de necessidades, problemas”, adiantou Maria Manuel Leitão Marques, explicando que da parte da máquina da administração pública também há um esforço para absorver conhecimento e tornar claras as principais dificuldades.
A ministra apela agora a toda a comunidade para que se mobilize a participar nos novos concursos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários