Um relatório apresentado pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia defende que é preciso monitorizar e controlar esta "Internet dos brinquedos", com dispositivos capazes de gravar, armazenar e partilhar dados sobre as crianças. E, consequentemente, das suas famílias.

O documento destaca o potencial oferecido por este tipo de dispositivos, principalmente no campo da educação, analisando as oportunidades, mas o foco está nas advertências relativamente à privacidade e segurança. Mas não só.

No que diz respeito aos brinquedos robóticos, por exemplo, chama-se a atenção para o facto de se saber ainda pouco sobre as consequências da sua interação com as crianças, em termos de desenvolvimento cognitivo, socio-emocional e moral e comportamental.

A par das “chamadas de atenção” para a sociedade no geral, o Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia deixa conselhos aos pais e também "recomendações práticas" aos legisladores e à indústria, de modo a garantir que estes brinquedos são seguros e benéficos para as crianças.

"É fácil entender que os brinquedos ligados à internet sejam atrativos para as crianças, mas não devemos ignorar as implicações que o seu uso representa para a segurança e privacidade”, alerta-se.