Diferentemente do que tem acontecido nos últimos anos, Bill Gates não aproveitou o seu discurso na CES 2005 para dar a conhecer aos visitantes da feira e ao resto do mundo as últimas novidades concebidas pela sua empresa, optando antes por promover a gama existente de produtos ao mesmo tempo que fazia o balanço das tecnologias introduzidas mais recentemente, assim como destacar algumas das ofertas dos parceiros.



O presidente da Microsoft aproveitou mais uma vez para falar acerca da sua visão de lar digital, onde considera que a sua empresa terá um papel cada vez mais preponderante. Bill Gates dividiu a sua ideia de "estilo de vida digital" em cinco categorias às quais a gigante da informática, auxiliada pelos seus parceiros, dá actualmente resposta: a música, a imagem, a televisão, a comunicação e os jogos.



A Microsoft espera aumentar a sua quota num mercado em crescimento para os filmes, a fotografia e a música digital, à medida que sai do seu core business de venda do Windows para computadores desktop. Segundo Gates, os 12 anos de investimento da Microsoft em tecnologias de comunicação começou agora a pagar-se. O número de PCs Media Center vendidos mais do que duplicou no ano passado, segundo o referido por Bill Gates durante o seu discurso.



Dentro destas áreas, o presidente da Microsoft aproveitou para dar a conhecer as novas parcerias estabelecidas com a MTV, a BellSouth e a Fuji Photo Film. No primeiro caso, para a disponibilização de vídeos de música que correm em dispositivos Media Center, com a operadora americana para o acesso desta a software Microsoft para a entrega de programação vídeo através da Internet e com a Fuji Film para oferecer um serviço de encomenda de revelação de fotos digitais a partir do sistema operativo Windows.



Aqueles que, apesar de tudo, esperavam que Bill Gates "descortinasse" pormenores da futura Xbox ficaram com certeza desiludidos. O número um da Microsoft limitou-se a fornecer números acerca da venda e popularidade do actual modelo da consola.



Gates quis contudo assegurar que a próxima geração da Xbox irá marcar a era dos jogos de alta-definição e dos jogos que apelam a um público mais alargado do que o actual grupo circunscrito aos jovens do sexo masculino.



Notícias Relacionadas:

2005-01-05 - HP empenhada em equipar lar digital com equipamentos de electrónica de consumo

2005-01-05 - Tecnologia de alta definição será principal tendência da CES 2005