
A cientista Carla R. Medeiros, do Instituto de Telecomunicações, é a primeira vencedora do Prémio de Investigação URSI Portugal, destinado a premiar o melhor trabalho de investigação na área da radioelectricidade, que conhece este ano a sua primeira edição.
O prémio, que ascende a cinco mil euros, destina-se a "estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação científica em Portugal", explica, em comunicado, o Comité Português da União Radiocientífica Internacional (URSI), cujos trabalhos são coordenados, em território nacional, pela Anacom.
A investigadora do Instituto das Telecomunicações foi distinguida pelo trabalho intitulado "UHF RFID Reader Antennas for Self-confined Tag Detection", que se destacou entre as quatro propostas a concurso. A iniciativa passará a repetir-se anualmente para premiar os "melhores trabalhos com contributo relevante para a ciência" nos âmbitos da "metrologia electromagnética, sistemas de radiocomunicações e processamento de sinais, electrónica e fotónica, ambiente electromagnético e interferência", entre outros.
A entrega acontece na cerimónia de encerramento do 4º Congresso do Comité Português da URSI, que decorre hoje e amanhã em Lisboa. Para além do novo prémio de investigação será também entregue o prémio carreira do Comité, este ano atribuído a Joaquim Patrício. O engenheiro de 90 anos, desenvolve trabalho na área das radiocomunicações desde 1948, tendo sido escolhido "unanimemente" pela sua "carreira longa e dedicada".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários