Marcus Hutchins, o investigador especialista em cibersegurança, que ajudou a travar a disseminação do ataque informático com o ransomware WannaCry, foi detido esta quarta-feira por distribuir software malicioso. Hutchins foi intercetado pelo FBI no Aeroporto Internacional de Los Angeles, onde se preparava para apanhar um voo de volta para Londres. De acordo com o Motherboard, o suspeito encontrava-se nos Estados Unidos da América depois de ter participado na Black Hat e na Defcon, duas conferências de segurança informática.
Em comunicado, a polícia norte-americana justifica a detenção com o papel de Hutchins na criação e distribuição do Kronos, um trojan que atacava contas bancárias online. O malware foi detetado pela primeira vez em 2014.
O investigador ficou conhecido depois de ter conseguido interromper a disseminação do ransomware WannaCry, no passado mês de maio. O ataque teve um impacto muito negativo nos sistemas do serviço nacional de saúde britânico e infetou cerca de 75 mil computadores em todo o mundo.
Na altura, Hutchins descobriu que bastava ocupar um dos domínios integrados no código do ransomware para que este parasse de contagiar novos PCs.
Curiosamente, as carteiras virtuais onde estavam armazenadas as quantias angariadas com este ransomware foram movimentadas esta quinta-feira, mas os especialistas dizem que os eventos não estão relacionados.
Hutchins enfrenta agora uma acusação por ter criado o Kronos, ao passo que um outro suspeito é acusado de o distribuir em mercados da Deep Web. Segundo escreve o The Verge, os tweets publicados por Hutchins indicam que o mesmo estaria a investigar o Kronos durante o período de atividade conhecido deste malware.
Recorde-se que o AlphaBay, um dos mais populares mercados negros da internet, foi recentemente desmantelado numa operação conjunta entre várias forças da autoridade, pelo que a detenção de Marcus Hutchins pode estar relacionada com o caso - a acusação alega que o Kronos era vendido neste portal.
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
Pocket Play: Ayaneo mostra um novo vislumbre do seu primeiro smartphone de gaming -
Site do dia
Tabliss traz mais opções de personalização a cada novo separador que abre no browser -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários