Um inquérito realizado pela portuguesa WeDo Technologies, especialista em gestão de fraudes, destaca as tecnologias disruptivas Internet das Coisas (57%) e Internet Protocol Everything (26%) como as que representam maior perigo para a indústria de telecomunicações. O estudo foi feito no âmbito do evento Worldwide User Group, realizado no final de outubro nos Estados Unidos, com cerca de 100 participantes e representantes de 25 operadoras de telecomunicações de todo o mundo.

Segundo as operadoras, a Transformação Digital patente na chamada Indústria 4.0, poderá representar ameaças nos departamentos de TI (39%), Redes e Engenharia (39%) e Legal (10%). Para enfrentar ou minimizar as ameaças de fraude, 47% das operadoras admitem adotar um modelo contra as fraudes de identidade como solução de gestão de risco, seguindo-se as soluções contra a fraude de abuso de serviço (27%) e bypass fraud (17%).

As fraudes relacionadas com as subscrições é a principal preocupação das operadoras, já que a sua rápida propagação se traduz em perdas anuais significativas.

Segundo Rui Paiva, CEO da WeDo Technologies, a digitalização das empresas representa muitas vantagens para os negócios e torna o mercado mais ágil e competitivo. Porém, introduzem consigo diversos desafios e ameaças que as empresas têm de lidar de forma rápida e eficaz.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.