Um inquérito realizado pela portuguesa WeDo Technologies, especialista em gestão de fraudes, destaca as tecnologias disruptivas Internet das Coisas (57%) e Internet Protocol Everything (26%) como as que representam maior perigo para a indústria de telecomunicações. O estudo foi feito no âmbito do evento Worldwide User Group, realizado no final de outubro nos Estados Unidos, com cerca de 100 participantes e representantes de 25 operadoras de telecomunicações de todo o mundo.
Segundo as operadoras, a Transformação Digital patente na chamada Indústria 4.0, poderá representar ameaças nos departamentos de TI (39%), Redes e Engenharia (39%) e Legal (10%). Para enfrentar ou minimizar as ameaças de fraude, 47% das operadoras admitem adotar um modelo contra as fraudes de identidade como solução de gestão de risco, seguindo-se as soluções contra a fraude de abuso de serviço (27%) e bypass fraud (17%).
As fraudes relacionadas com as subscrições é a principal preocupação das operadoras, já que a sua rápida propagação se traduz em perdas anuais significativas.
Segundo Rui Paiva, CEO da WeDo Technologies, a digitalização das empresas representa muitas vantagens para os negócios e torna o mercado mais ágil e competitivo. Porém, introduzem consigo diversos desafios e ameaças que as empresas têm de lidar de forma rápida e eficaz.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários