Um inquérito realizado pela portuguesa WeDo Technologies, especialista em gestão de fraudes, destaca as tecnologias disruptivas Internet das Coisas (57%) e Internet Protocol Everything (26%) como as que representam maior perigo para a indústria de telecomunicações. O estudo foi feito no âmbito do evento Worldwide User Group, realizado no final de outubro nos Estados Unidos, com cerca de 100 participantes e representantes de 25 operadoras de telecomunicações de todo o mundo.

Segundo as operadoras, a Transformação Digital patente na chamada Indústria 4.0, poderá representar ameaças nos departamentos de TI (39%), Redes e Engenharia (39%) e Legal (10%). Para enfrentar ou minimizar as ameaças de fraude, 47% das operadoras admitem adotar um modelo contra as fraudes de identidade como solução de gestão de risco, seguindo-se as soluções contra a fraude de abuso de serviço (27%) e bypass fraud (17%).

As fraudes relacionadas com as subscrições é a principal preocupação das operadoras, já que a sua rápida propagação se traduz em perdas anuais significativas.

Segundo Rui Paiva, CEO da WeDo Technologies, a digitalização das empresas representa muitas vantagens para os negócios e torna o mercado mais ágil e competitivo. Porém, introduzem consigo diversos desafios e ameaças que as empresas têm de lidar de forma rápida e eficaz.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.