
O lançamento do Siri, aquando do iPhone 4S, deu tanto ou mais que falar que o próprio equipamento, pela inovação que representou. Os utilizadores de equipamentos com o sistema operativo móvel de código aberto promovido pela Google estão prestes a ganhar uma alternativa (que se espera esteja) à altura: o Iris.
Há muito que o Android conta com a capacidade de responder a comandos de voz, mas os utilizadores de iPhone terão, provavelmente, sentido que valeu a pena esperar para ver nascer o reconhecimento de voz "à la Apple".
A funcionalidade foi apresentada como uma espécie de "assistente pessoal", capaz não apenas de identificar comandos de voz e desencadear múltiplas tarefas, mas como um verdadeiro interlocutor, concebido para "ajudar" quem tenha um dispositivo móvel equipado com a última versão do iOS - e são cada vez mais, segundo os números da empresa.
Em oito horas, os adeptos do código aberto criaram o Iris, que tem o objetivo de constituir uma alternativa à altura para os equipamentos com o sistema operativo móvel da Google.
O software foi concebido pela Dexetra.com durante um hackathon - um encontro de programadores para trabalho colaborativo no desenvolvimento de código - e permite, através do reconhecimento de voz, desencadear pesquisas em categorias tão diversas como conversões, arte, literatura, história ou biologia, explica o TechCrunch, que experimentou a novidade.
"Quando começámos a ver resultados, toda a gente ficou entusiasmada e entrámos numa corrida de programação de alta velocidade. Em pouco tempo acrescentámos ao Iris características como o reconhecimento de voz, a capacidade de transformar texto em voz e uma série de apontamentos de humor", o nome Iris só foi decidido ontem, contou um dos responsáveis, citado pelo site.
[caption][/caption]
O utilizador pode perguntar ao telefone "o que é um peixe" e o dispositivo responde-lhe com um parágrafo da Wikipédia sobre este tipo de animais, exemplifica a mesma fonte, segundo a qual a ferramenta se revelou ainda um limitada mas "bastante fixe".
A novidade deverá ficar disponível através do Android Market ainda esta semana. Uma primeira versão de teste - em formato APK - pode ser descarregada pelos mais curiosos entretanto, mas os especialistas aconselham os menos versados nestas lides a esperar pela beta oficial.
Nota da Redação: A notícia foi alterada para corrigir a omissão de palavras, como apontado por um dos nossos leitores.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Novo olhar telescópico mostra como os planetas nascem no caos -
App do dia
Coach de sono Remy AI chega para ajudar a dormir melhor e acordar com energia -
Site do dia
História e conhecimento cruzam-se na plataforma Old Maps Online -
How to TEK
O smartphone está com comportamento estranho? Conheça os sinais que indicam ter spyware instalado
Comentários