O ISQ anunciou o investimento de cerca de um milhão de euros num laboratório inovador na área do fabrico aditivo com diferentes tecnologias implementadas, para dar apoio à indústria.

Relacionado com o novo laboratório, foi assinado de um protocolo de cooperação com a Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto que, além da parceria na impressão em 3D, abrange "o desenvolvimento e transferência de conhecimento, mobilidade de estudantes de graduação e de pós-graduação, mobilidade de professores e de investigadores e projetos de investigação e desenvolvimento conjuntos”, refere Ana Cabral, da Direção de Inovação do ISQ, citada em comunicado.

O ISQ será o parceiro para a investigação e prestação de serviços, incluindo a utilização de meios técnicos e infraestruturas tecnológicas para a realização de trabalhos de investigação, de ensino e de capacitação, através da ISQ Academy.

No âmbito desta parceria, serão desenvolvidos projetos ao nível do fabrico aditivo para ligas biocompatíveis ao nível da produção de implantes médicos, com geometrias que imitam os ossos, especifica a nota enviada ás redações.

O foco está em criar competências relacionadas com o desenvolvimento de materiais metálicos, otimização de processos de fabrico de implantes customizados, caracterização de materiais metálicos biocompatíveis e controle de qualidade do processo de fabrico aditivo de implantes.

“A manufatura aditiva é uma área de aposta presente e futura do ISQ, e será determinante para vários setores de atividade e vários clusters industriais que se queiram modernizar e subir na cadeia de valor, nomeadamente a nível internacional”, afirma Pedro Matias, Presidente do ISQ. Nesse sentido, “o ISQ está a apostar em vários projetos e a criar competências nestas áreas, tendo investindo cerca de um milhão de euros num laboratório inovador com diferentes tecnologias implementadas para dar apoio à indústria”, acrescenta.