As intenções de Jon Lech Johansen voltaram a centrar-se na Apple. O polémico programador, conhecido por ter criado o software para descodificação de DVDs DeCSS, conseguiu agora descobrir a chave pública da AirPort Express, tecnologia que aquela fabricante usa para encriptar música enviada entre a sua loja iTunes e uma estação-base wireless.



Os detalhes dos códigos do protocolo wireless são disponibilizados a partir do site do jovem norueguês So Sue Me, assim como uma pequena ferramenta - de momento apenas para a linha de comandos sobre Windows - que "Jon DVD" denomina de JustePort e que permite que outro software, além do iTunes 4.6, faça o stream de música através de uma rede WLAN usando o protocolo AirPort Express.



Este foi o terceiro dos "esforços" de Jon DVD para melhor usufruir dos serviços Apple. Primeiro quebrou a tecnologia de gestão de copyrights que a Apple usa para proteger as músicas que disponibiliza na sua iTunes Music Store e depois criou uma aplicação que permite a recuperação de chaves Fairplay dos servidores da Apple (ver Notícias Relacionadas).



Com as ferramentas que tem disponibilizado, Johansen considera estar a restabelecer direitos que a Apple e a indústria discográfica retiraram quando lançaram a iTunes Music Store. O programador tem vindo a alertar os consumidores contra à compra de música protegida por DRM, uma vez que esta obriga os utilizadores a aceitarem um contrato cujos termos podem mudar a qualquer momento, considera Jon Lech Johansen.



Notícias Relacionadas:

2003-12-24 - Johansen ilibado da acusação de pirataria de DVDs pela segunda vez

2003-11-28 - "Jon DVD" quebra mecanismo de protecção do iTunes com QTFairUse

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.