O Leap Motion, dispositivo que reconhece gestos em três dimensões, começou a ser expedido para os utilizadores que tinham feito a pré-compra do equipamento e vai agora começar a ser explorado de forma mais pormenorizada por utilizadores e programadores. A Workeffective, empresa portuguesa sediada em Lisboa, reconheceu antecipadamente o valor do periférico e está a promover a aplicação para crianças Curious Kids que criou em conjunto com a WonderDesign.

O software usa o sistema de reconhecimento de gestos em 3D para fazer funcionar o interface do jogo que é feito à base de gestos simples como mover um cursor e pressionar alguns itens. O Curious Kids tem como missão transmitir alguns ensinamentos básicos às crianças como contagem de números, sons de animais e respetivos nomes, além da aprendizagem da sonoridade e dos nomes das notas musicais.

"Conceito simples, através de cores fantásticas, controlos e gráficos apelativos e muito divertido". É desta forma que a Workeffective descreve a aplicação na página oficial.

O jogo Curious Kids estava planeado para ser estreado em primeiro lugar nos ecossistemas dos sistemas operativos móveis, "contudo o estado avançado em que se encontrava o Leap Motion, mudou o nosso rumo e decidimos avançar nesta plataforma em primeiro plano", revela em comunicado o sócio-gerente da Workeffective, Nuno João Andrade.

A imprensa especializada tem atribuído ao Leap Motion um grande crédito e um grande potencial de inovação, pelo que todos os software construídos a pensar no equipamento podem não conhecer o sucesso imediato, mas ajudam a marcar uma posição pioneira no ecossistema.

A Leap Motion já conseguiu estabelecer uma parceria com duas tecnológicas de relevo, a Hewlett-Packard e a Asus. A empresa conseguiu crescer de forma autónoma e graças a várias rondas de investimento. Estima-se que já tenham sido comercializadas 600 mil unidades do dispositivo.

Nota de redação: foi acrescentado o nome da WonderDesign como parceira de desenvolvimento do jogo Curious Kids


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico