
Os leitores de eBooks vieram modificar os hábitos de consumo dos apaixonados pela leitura, ao permitir levar no bolso um equipamento muito leve carregado com o equivalente a toneladas de livros físicos em formato digital. Sistemas como o Amazon Kindle ou o Kobo são referências nos leitores digitais, mas a proposta do eBook Ink pretende ir um pouco mais além.
A proposta pretende ser um sistema híbrido que cruza a conveniência de um leitor de eBooks com uma consola portátil. O objetivo é redefinir a forma como se experiencia as histórias. O eBook Ink permite jogar enquanto lê, transformando a leitura em aventuras interativas, inspirado pelas aventuras clássicas de texto e os famosos livros “Aventuras Fantásticas”, sendo os mais conhecidos da série criada por Steve Jackson e Ian Livingstone nos anos 1980.
Veja na galeria imagens do eBook Ink:
Segundo é explicado na página do projeto, que já foi aprovado numa campanha de crowdfunding no Crowd Supply, a leitura pretende ser mais dinâmica. Em certos momentos da história os leitores vão ser notificados para fazer escolhas. E tal como os livros de aventuras, as decisões vão abrir bifurcações narrativas que moldam a história para cada um.
A empresa vai manter a plataforma aberta a qualquer um que deseje criar ou adaptar as suas histórias ao eBook Ink. O kit de desenvolvimento disponível permite que se escreva ou programe as suas próprias aventuras. A consola tem uma interface de narrativa para diferentes experiências. O seu sistema operativo dispõe de funcionalidades de inventário onde pode ver ou gerir os itens recolhidos durante a jornada, prontos a usar quando necessário. A consola suporta aventuras de RPG, podendo adicionar barras de saúde, o que promete camadas adicionais à experiência.
Além dos livros, os autores do projeto inspiraram-se em jogos de aventuras de texto lançados no Spectrum, tais como o Zork, The Hobbit ou Don Quijote. Não ficou claro se estas obras foram licenciadas e adaptadas ao sistema, mas funcionam como um ponto de partida ao que pretende oferecer no futuro. Neste momento estão a criar vários conceitos de Gamebooks para a eBook Ink, desde reinos de fantasia, aventuras de ficção científica.

Estes livros de jogos podem ser adicionados através de um cartão SDCard, estando convidados escritores, artistas, game designers e entusiastas de histórias de ficção a participar no projeto, através do kit de ferramentas que vai ser disponibilizado.
Relativamente ao hardware, a eBook Ink é bastante modesto. Oferece um processador de 32 bits dual-core, 4 MB de memória flash e 8 MB de memória integrada no módulo para aplicações que requeiram mais memória, nomeadamente gráficos ou processamento mais complexo de áudio. Não tem armazenamento interno, estando totalmente dependente dos cartões.
Suporta ligações Wi-Fi 4 e Bluetooth 4.2. O ecrã e-ink mede 7,5 polegadas numa resolução de 800x480. Conta com joysticks analógicos para navegação e interações com os jogos. A bateria oferece uma capacidade de 5.000 mAh.
Ainda não há uma data de lançamento e preços definidos para a eBook Ink.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários