O Ministério da Justiça entrega hoje 149 computadores a auditores de justiça e formadores, permitindo que os futuros magistrados judiciais e do Ministério Público iniciem o ano lectivo com novas ferramentas de trabalho.



Os alunos do Centro de Estudos Judiciários vão ter aceso a um computador portátil com ligação à Internet e a aplicação CITIUS, que permite a assinatura electrónica de documentos, pré-carregada.



Em comunicado o ministério de Alberto Costa explica que a medida tem como objectivo permitir a formação dos "futuros magistrados no ambiente real de tramitação desmaterializada de processos judiciais"



A medida insere-se num plano mais vasto de desmaterialização dos processos judiciais e prevê novas distribuições de PCs durante este e no próximo ano, num total de mais 1.858 equipamentos.



Os alvos são os magistrados judiciais e do Ministério Público e o objectivo facilitar o acesso à aplicação informática desenvolvida pelo organismo para permitir a assinatura electrónica certificada dos magistrados, que deste forma podem trocar documentos com os tribunais sem recorrer ao papel.



No total está previsto um investimento de 1,5 milhões de euros.



Em Maio deste ano o Ministério da Justiça divulgava que 15 tribunais e 127 magistrados já estavam a beneficiar do acesso à aplicação, no âmbito de testes piloto.



Notícias Relacionadas:

2007-05-11 - Tribunais de primeira instância vão ter assinatura digital até final do ano