Depois do modelo Wi-Fi de 114 dólares, apresentado em Abril, a Amazon propõe agora uma versão 3G mais barata, também compensada pela publicidade incluída. A nova adição à categoria Special Offers custa 164 dólares, menos 25 dólares do que a actual.

Tal como acontece na versão Wi-Fi, o novo modelo só mostra anúncios quando o dispositivo está em "stand by" ou quando se percorrem os menus, na forma de screen savers e banners, e nunca quando se está a ler.

Os modelos Kindle with Special Offers são iguais aos modelos actuais correspondentes em termos técnicos e funcionais. A única diferença é precisamente a inclusão de publicidade.

"Queremos fazer os possíveis para que todos os que desejem um Kindle possam comprar um", referiu Jeff Bezos, CEO da Amazon.com, quando foi apresentada a versão Special Offers Wi-Fi.

Sem revelar números, os responsáveis da retalhista online garantem que o modelo de 114 dólares é, actualmente, o bestseller da família Kindle, embora só tenha sido lançado há seis semanas, e só esteja disponível no mercado norte-americano, tal como acontece com o modelo agora anunciado.

Nota de Redacção: A notícia foi alterada para incluir a referência de que os Kindle with Special Offers ainda só estão disponíveis para o mercado norte-americano.