Depois de analisar dados recolhidos pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, uma equipa de investigadores da Universidade do Texas tem fortes razões para crer que existe um depósito de água congelada debaixo da área de Marte conhecida como Utopia Planitia.

A massa de gelo estende-se por uma área de cerca de 315.000 quilómetros quadrados, ou seja, aproximadamente a área do estado norte-americano de Novo México. Este “lago gelado” tem um volume de água equivalente ao encontrado no lago Superior, que é considerado uma das maiores massas de água doce do mundo.

Em declarações ao Gizmodo, Cassie Stuurman, que lidera a equipa de investigadores, afirma que encontrar gelo em Marte não é inédito e que as informações que têm sido recolhidas e analisadas ao longo dos tempos apontam para que, a certo momento da sua história, o misterioso "planeta vermelho" tenha albergado um lago subterrâneo de água líquida capaz de cobrir toda a sua superfície.

Acredita-se que grande parte dessa água tenha evaporado e que a restante esteja congelada, maioritariamente nos polos do planeta.

O lago recentemente descoberto tem uma espessura de aproximadamente 170 metros, o que o torna um depósito com características únicas, visto que, à semelhança do que acontece na Terra, blocos de gelo com elevadas espessuras permitem “olhar” para a História climática de Marte e, assim, ficar a conhecê-lo melhor, o que pode, quem sabe, vir a acelerar a sua colonização.

Recorde-se que a casa para os primeiros a "assentar arraiais" em Marte já foi projetada e um exemplar esteve em exibição ainda este mês de novembro no Observatório Real de Greenwich, no Reino Unido.