A partir de Outubro a Microsoft vai começar a distribuir na Ásia uma versão "lite" do sistema operativo Windows XP. Esta versão reduzida, que oficialmente se irá chamar Microsoft Starter Edition, é uma espécie de versão simplificada com preço mais reduzido, gráficos de menor resolução, menos opções de rede e menor capacidade para realizar multitarefas.



Ainda assim, são mantidas algumas das funcionalidades mais populares da versão standard, como as configurações de ligação à Internet, Messenger, Media Player 9 e suporte para fotografia digital.



A iniciativa, que já havia sido referida por Bill Gates, é encarada como uma tentativa para fazer face à concorrência crescente dos fornecedores de software livre com boas relações nos países asiáticos de grande potencial de desenvolvimento, onde têm levado a cabo algumas acções de distribuição e implementação de software gratuito ou a preços muito reduzidos.



Segundo a Microsoft, que não refere directamente a intenção de fazer frente a este tipo de concorrência, um dos objectivos chave desta aposta é o combate ao software pirateado que tem um peso significativo nos países asiáticos com fraco poder de compra.



O gigante do software descreve o Windows XP Starter Edition como um sistema operativo desenhado para quem utiliza pela primeira vez um desktop e dirige-o a países em vias de desenvolvimento, para já localizados na Ásia.



A empresa americana chegou a acordo com os governos da Tailândia, Malásia e Indonésia onde estão já definidas as empresas fabricantes da nova edição, decorrem também negociações com outros dois países que deverão vir a englobar a lista de visados ainda durante este ano.



O Starter Edition é costumizável aos gostos e preferências dos utilizadores asiáticos que têm à disposição wallpapers, screensavers e configurações, refere a Associated Press que dá conta da notícia.



Notícias Relacionadas:

2004-06-30 - Bill Gates considera versão reduzida do Windows para cativar governos asiáticos