Nas suas previsões mais recentes, o analista e especialista em assuntos da Apple da Bloomberg, Mark Gurman, salienta que a Apple deverá anunciar e lançar nos próximos dias uma atualização do iPad Pro, uma linha que não é mexida há cerca de ano e meio. O analista afirma na sua newsletter que são dois modelos, um com ecrã de 11 polegadas e outro com 12,9 polegadas, que estreiam o novo processador M2 disponível no mais recente MacBook Air.

É referido que com as novas especificações, os tablets vão receber cerca de 20% de mais velocidade, mas em termos de design serão muito semelhantes aos modelos anteriores. A versão anterior foi um salto tecnológico gigante face ao antecessor, introduzindo ainda ligações 5G.

Veja na galeria imagens da versão do iPad Pro lançado em abril de 2021

Os modelos não são os únicos equipamentos na calha. A Apple também estará a trabalhar num novo tablet de gama de entrada, alimentado por uma porta USB-C. O design poderá ser equivalente ao iPad Pro, segundo Mark Gurman, tornando-se a atualização mais significante nos últimos anos para a linha, uma vez que normalmente o equipamento fica-se pelo upgrade de processador.

Há ainda novidades no que diz respeito ao sistema operativo do iPad. Segundo o analista, o iPadOS 16.1 será lançado na próxima semana e já vai suportar os novos modelos iPad Pro, assim como as próximas versões do MacBook Pro de 15 e 16 polegadas. Sobre estes modelos topo de gama, também serão refrescados com os primeiros processadores M2 Pro e M2 Max, embora não sejam lançados de imediato, juntamente com o iPad Pro, mas sim em novembro, numa observação feita ao histórico anterior da fabricante.

A Apple também estará a trabalhar numa versão do Mac Mini atualizado com o chip M2, Apple TV com uma atualização do chip A14 e 4 GB de memória.

A justificação do anúncio de novos produtos diz respeito à apresentação de contas marcada para o dia 27 de outubro, altura em que a Apple reforça o seu catálogo com alguma antecedência. O especialista diz que apesar destes anúncios serem normalmente introduzidos num evento dedicado, este ano a sua apresentação será mais subtil, ficando disponíveis no seu website de venda de equipamentos. Isso deve-se à falta de verdadeiras novidades, a não ser a atualização de hardware, refere Mark Gurman.