A falta de leitores de vídeo Blu-ray, combinada com o actual clima económico, vai adiar a disseminação do Blu-ray na Europa, nas previsões da Screen Digest.

Segundo a empresa, citada pela agência Reuters, com os problemas de fornecimento no início do ano a conduzirem à actual escassez de leitores vídeo deste formato, o volume em stock está a ser direccionado para os mercados mais desenvolvidos como o Japão e os Estados Unidos e muito dificilmente chegará à Europa este Natal.

A retirada do HD DVD do mercado pela Toshiba, no início de 2008, deixou o mercado do vídeo de alta definição entregue exclusivamente ao Blu-ray, liderado pela Sony, mas apanhou os fabricantes de componentes de surpresa, levando à falta de leitores.

As previsões da Screen Digest apontam para que os consumidores europeus gastem, em 2008, 11,4 mil milhões euros em leitores de vídeo, com o Blu-ray a acontabilizar apenas três por cento da despesa total.

Em 2012, o mercado europeu do Blu-ray valerá 5,4 mil milhões de euros, à medida que os canais de televisão passarem a emitir, por norma, em alta definição.