A partir de 30 de Setembro, estarão disponíveis a partir do canal de business partners da Lenovo os primeiros servidores da marca. Para entrar neste mercado, a fabricante apostou por uma linha de equipamentos pensados para as pequenas e médias empresas cujos recursos para a configuração e gestão de um ambiente servidor são limitados, complementáveis com software de gestão simplificado e de fácil utilização.

A nova família de equipamentos, que será distribuída com o Microsoft Windows Server ou SuSE Linux Enterprise Server da Novell, tem um preço base de 880 euros e utilizará o nome ThinkServer e será formada por três plataformas x86 com formato torre e duas em rack repartidas em duas séries: ThinkServer TS100 Tower e RS110 Rack, com processador Intel Core 2 Duo ou Xeon 3000 e 3200 - para pequenos escritórios que utilizem aplicações simples -, e os ThinkServer TD100 Tower, TD100x Tower e RD120 Rack, que integram processadores Intel Xeon 3000 ou 5000. Estes últimos são, segundo a Lenovo, adequados para empresas médias que necessitem de funcionalidades adicionais, tais como aplicações de bases de dados ou virtualização.

Os clientes que configurarem os servidores pela primeira vez poderão desfrutar de um período experimental de 90 dias ao serviço de assistência ThinkPlus Priority Support. A oferta inclui serviço de garantia durante 24 horas, sete dias por semana, para hardware e software, assim como "desvio prioritário de chamadas para técnicos de nível superior, com resposta opcional on-site em quatro horas e retenção da unidade de disco rígido", frisa a Lenovo em comunicado.

Simultaneamente, a fabricante lançou algumas ferramentas para simplificar a configuração, actualização e gestão dos servidores nas PME, nomeadamente o ThinkServer EasyStartup, o ThinkServer EasyUpdate e o ThinkServer EasyManage.