A Lenovo anunciou que vai prescindir do Windows Vista para os Jogos Olímpicos de 2008, a realizar em Pequim. O fabricante chinês, que é o patrocinador do material informático a utilizar no certame, decidiu optar pelo versão XP do sistema operativo Windows como software principal a utilizar nas máquinas que irão operar durante as olimpíadas.



A empresa justifica-se adiantando que na altura em que foram estabelecidos os equipamentos e tecnologias a utilizar, há três anos, o sistema operativo da Microsoft ainda não tinha saído, pelo que agora seria tarde demais para voltar atrás e adaptar o que já foi executado ao novo software. Paralelamente, a Lenovo refere que o Windows Vista também não está suficientemente preparado para gerir um evento com as características dos Jogos Olímpicos.



No entanto, algumas máquinas a disponibilizar ao longo da iniciativa estarão equipadas com o Windows Vista, nomeadamente as que serão colocadas nas salas de lazer dos desportistas.



A aposta no XP decepcionou alguns fabricantes de computadores, já que a maioria dos equipamentos que estão a entrar no mercado incluem o mais recente sistema operativo da Microsoft.



Posteriormente, a Lenovo avançou que vai descartar a tecnologia Wi-Fi para suportar a rede que ligará todos os equipamentos informáticos. A fabricante explica que pretende utilizar ligações por cabo e alega questões de segurança, uma vez que os acessos Wi-Fi são facilmente violáveis. No passado dia 8 de Agosto, foi dado o início à fase de testes à segurança da rede e de todas as infra-estruturas já implementadas.



É de salientar que a empresa asiática é responsável pelo fornecimento de 14 mil equipamentos informáticos ao comité organizador das olimpíadas, entre os quais, laptops, computadores de secretária e servidores.




Notícias Relacionadas:

2007-08-08 - Lenovo quer comprar Packard Bell reforçando presença na Europa

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.