Foi hoje assinalado o prolongamento do acordo que une a gigante tecnológica Lenovo a um dos grandes do futebol italiano, o Inter de Milão. Mais que um logotipo nas camisolas dos jogadores, a fabricante tem vindo a garantir a transformação digital do clube desde 2019, resultando em centros de treino e instalações gerais do quartel-general do clube mais inteligentes.

Os jogadores têm também acesso a melhores condições tecnológicas nos seus treinos, para além de uma experiência mais envolvente entre as estrelas, os fãs e comunidade geral em torno do clube italiano. E para comemorar o novo acordo, foi revelada a nova camisola do Inter, com o logotipo da Lenovo nas costas (como pode ver no vídeo), que será utilizado tanto nas partidas do campeonato como na taça de Itália.

A Lenovo tem vindo a atualizar os servidores do clube, a gestão de dados, o armazenamento, assim como a colaboração inteligente entre equipamentos, desde computadores, monitores e acessórios, como parte do acordo. A fabricante tem vindo assim a suportar o clube com tecnologia para recolher e gerir grandes quantidades de dados, na transformação das operações, tanto dentro como fora do campo. O arquivo histórico do clube e respetivos documentos estão a ser digitalizados para maior facilidade de acesso aos dados.

Durante a apresentação, Alessandro Antonello, CEO Corporate do Inter de Milão, salienta que "scudetto" nas costas da Jersey representa essa parceria, e que a fusão entre o futebol e a tecnologia é agora essencial para elevar o clube a novos objetivos, incluindo a forma como interagem com os fãs. Palavras que Luca Rossi, presidente de sistemas inteligentes da Lenovo, reforça, mencionando que o acordo não é apenas um patrocínio, mas uma parceria "como não existe no mundo do futebol" para ajudar o clube a obter os melhores resultados através da tecnologia e "salientar uma mentalidade vencedora". Refere ainda que os fãs, sobretudo os muitos asiáticos que o clube tem, podem assistir a sessões, de treino, por exemplo, através da internet. Muitos fãs vão poder estar presentes e apoiar a equipa, mesmo que não estejam presencialmente no estádio, mas através das experiências online.

Para Alessandro Antonello, a renovação é a evolução natural, e não é apenas uma continuação, mas um grande "upgrade" da tecnologia, que vai permitir aos atletas melhorarem a sua performance. Acredita ainda que o Inter seja o clube tecnologicamente mais avançado do mundo graças à tecnologia da Lenovo, disse durante a apresentação. Luca Rossi refere a quantidade de equipamentos, hardware e software que vai disponibilizar ao clube.

Otimização digital da Lenovo garante melhor performance tecnológica do Inter de Milão

Luca Rossi salienta que desde 2019, a velocidade e performance de processamento dos dados do Inter melhoraram em 20%. Foram recolhidos cerca de 100 milhões de dados de GPS relativos a duas épocas de treinos, 60 milhões dos quais dos jogadores. O tempo de processamento dos relatórios do clube foram reduzidos em 25%.

No que diz respeito ao armazenamento de dados, os servidores da Lenovo suportaram cerca de 50 mil horas de vídeo digital, permitindo hospedar cerca de 400 terabytes de conteúdo digital do arquivo do clube. A empresa diz que o seu sistema oferece uma das performances mais avançadas de work-flows de análise em Itália, garantindo estabilidade, flexibilidade, escalabilidade e segurança.

tek lenovo inter de milão
tek lenovo inter de milão

Para o novo acordo, a Lenovo vai oferecer soluções completas ao nível de hardware, software e suporte, em três vertentes: tecnologia dos jogadores, interação com os fãs e negócio. O primeiro diz respeito aos dados recolhidos dos jogadores durante as sessões de treino, através de GPS, que vão permitir analisar a performance individual dos atletas, tais como a velocidade, distância, carga de trabalho e o impacto geral na equipa, de forma a ajudar a equipa técnica. Os dados vão ajudar a analisar as partidas e a preparar futuros encontros.

O clube conta com 50 milhões de fãs, muitos deles asiáticos, e a tecnologia da Lenovo pretende oferecer novas experiências imersivas no dia dos jogos, com diversas atividades digitais, incluindo o acesso histórico da base de dados do clube, entre imagens e vídeos “on demand”. Os fãs podem, por exemplo, inserir a sua data de nascimento e nome no arquivo, e conhecer todo o histórico do clube durante a sua vida. Os fãs podem fazer visitas virtuais ao estádio, entre outras interações virtuais que a Lenovo e o Inter estão a preparar.

Por fim, do lado do negócio, a tecnologia inteligente da Lenovo pretende alavancar o desenvolvimento dos seus centros de treino e sede, através de hardware e software, incluindo computadores, monitores e diversos acessórios tecnológicos para ajudar no trabalho remoto ou presencial.

Do lado da Lenovo, a divulgação da marca é um ponto muito importante, explicando que para além da nova Jersey, com o logotipo na sua traseira, sempre que um jogador marca um golo, junto ao seu nome vai aparecer o Brand da marca. O clube é um dos líderes mundiais na indústria do futebol, e a parceria vai ajudar a partilhar a marca tecnológica pelos palcos onde o clube jogar. Vai ainda aproveitar oportunidades de product placement juntamente com os jogadores da equipa, convidando estrelas ou lendas da equipa para as suas ativações, incluindo planos para palcos de eSports. O primeiro jogo da temporada está marcado para o próximo sábado, data de estreia para as novidades planeadas pela parceria.

Nota de redação: Artigo atualizado com mais informação. Última atualização: 13h53.