Ainda não se trata de um produto pronto para ser lançado no mercado, mas a Lenovo já tem o seu primeiro portátil com ecrã MicroLED transparente a funcionar, em demonstração no Mobile World Congress. Os ecrãs transparentes foram uma tendência da CES em janeiro, ainda como tecnologia conceptual, mas o protótipo do Project Crystal da Lenovo seria mostrado no evento em Barcelona.

A Lenovo ainda não tem planos para o lançamento no mercado de produtos baseados no Project Crystal, mas o portátil em exibição no Mobile World Congress foi criado pela divisão ThinkPad da fabricante. Tem um ecrã transparente em microLED de 17,3 polegadas e integração de inteligência artificial.

Veja na galeria imagens do Lenovo Project Crystal:

A Samsung é outra fabricante que também está a desenvolver produtos com esta tecnologia de ecrãs, tendo mostrado o conceito na CES, mas em entrevista ao SAPO TEK, Benjamin Braun, Chief Marketing Officer, destacou alguns exemplos de utilização que este formato pode oferecer aos utilizadores, incluindo uma utilização na parte da frente e trás. Em recepções de hotéis ou num consultório médico, os dados podem ser mostrados rapidamente aos clientes e pacientes no outro lado, sem a necessidade de rodar fisicamente o ecrã.

O protótipo do portátil da Lenovo tem uma câmara na traseira que também pode ser utilizado em aplicações de realidade aumentada. Esta pode identificar objetos e projetar no ecrã transparente as informações relacionadas.

O ecrã, sem margens, permite visualização de informação dos dois lados, mas a Lenovo explica que a ideia é permitir maior integração no ambiente.

O teclado é também transparente, simulando as teclas que podem ser usadas para escrever ou uma superfície para desenhar com a ajuda de uma caneta. A tendência é escrever diretamente no ecrã, mas isso é claramente proibido, como tivemos oportunidade de experimentar no MWC 24.

A fabricante diz que o ecrã tem um brilho de 1.000 nits e consegue atingir um pico de brilho de 3.000 nits. Nos planos da fabricante está a introdução de uma camada de contraste no ecrã, permitindo alternar, com a pressão de um botão, entre o modo transparente e opaco, semelhante aos modelos tradicionais.

O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades do MWC24 e pode seguir todas as notícias no nosso especial.

Veja na galeria imagens do evento:

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 27/2 8h39