A Lenovo também quer entrar no mercado das consolas, tendo para isso constituído uma nova empresa, que se irá dedicar ao desenvolvimento de um equipamento próprio. O projecto vinha sendo preparado pela fabricante de material informático nos últimos tempos.

O trabalho relativo ao novo dispositivo, que recebeu o nome de código eBox, será de agora em diante prosseguido pela recém-formada Beijing eedoo Technology Ltd.

A informação é avançada pelo Wall Street Journal, que cita Jay Chen, um porta-voz da fabricante chinesa, de acordo com o qual a empresa encara as consolas de videojogos como uma área "com grande potencial de crescimento".

Segundo o China Daily, o dispositivo, a desenvolver pelos cerca de 40 engenheiros de software destacados desde o passado dia 9 de Agosto para a nova spin off da Lenovo, contará com um sensor de movimentos - semelhante ao Kinect, da Xbox 360 - e destina-se sobretudo ao mercado chinês, onde a empresa identifica cerca de 120 milhões de famílias como potenciais compradores.

Os primeiros protótipos, a cujas imagens o site terá tido acesso, revelam a integração de uma câmara capaz de detectar os movimentos do jogador, dispensando o recurso a um comando. "Somos a segunda empresa no mundo a produzir uma consola que não precisa de comando, ficando apenas atrás da Microsoft", disse ao China Daily o ex-responsável pelo departamento que criou o dispositivo - e actual presidente da Beijing eedoo Technology.

Jack Lou adiantou que, ao contrário da Wii, da Nintendo, ou do sistema Move, para a PlayStation, a eBox será capaz de reconhecer os movimentos e transpô-los para o ecrã sem necessidade de qualquer outro acessório.

A apresentação da consola da Lenovo é esperada em Novembro, mas o equipamento não deverá começar a chegar às lojas antes do primeiro trimestre de 2011. Por conhecer fica o valor que a empresa pretende cobrar pelo dispositivo, com o responsável a adiantar apenas que o preço deverá ser mais caro que a Wii, mas pode ser ligeiramente mais baixo que o da Xbox.