Depois de apresentar os seus novos portáteis de gaming da linha Legion, a submarca LOQ, assim como monitores que pretendem elevar as sessões de jogo a um nível, é a vez da Lenovo revelar a mais recente geração dos computadores profissionais Yoga. A linha divide-se entre os modelos Pro mais apetrechados e a linha Slim, computadores mais finos para maior versatilidade e mobilidade.

Todos os modelos introduzem o novo sistema Lenovo X Power, elevando o desempenho dos equipamentos, num chassis fino. Também os ecrãs foram melhorados, suportados por tecnologia Mini-LED PureSight, introduzindo ainda novos recursos no pacote de soluções Premium Suite. Os portáteis também apresentam teclados com teclas maiores, prometendo maior conforto e eficiência no trabalho. O objetivo da linha Yoga é garantir aos criadores de conteúdos digitais ferramentas mais poderosas, para trabalharem em qualquer lugar.

Portáteis da linha Yoga Pro têm componentes de topo para criadores de conteúdo  

A linha Yoga Pro é a mais apetrechada e poderosa nesta oferta de computadores profissionais, prometendo uma experiência premium. A tecnologia Lenovo X Power destaca-se nestes computadores, que passam por oferecer recursos de hardware e software a trabalharem de forma otimizada para tornar os portáteis mais rápidos. É sobretudo indicada a quem edita vídeo, onde se destaca na pré-visualização dos conteúdos mais rápidos e uma aceleração no "render" e exportação dos projetos.

Lenovo dá as boas-vindas a novos gamers com a estreia da submarca de portáteis LOQ para videojogos
Lenovo dá as boas-vindas a novos gamers com a estreia da submarca de portáteis LOQ para videojogos
Ver artigo

A fabricante promete ainda uma melhoria significativa na sua capacidade térmica face à geração anterior, num aumento de 62,5% na versão Yoga Pro 9i de 16 polegadas e mais 25% no modelo de 14,5 polegadas, sendo mais silenciosos e com mais desempenho. Os dois tamanhos de ecrã contam com ecrãs Mini LED PureSight Pro, prometendo cores mais precisas e nítidas. São 100% compatíveis com DCI-P3 e Adobe RGB, ideais para criadores de conteúdos mais exigentes. Os ecrãs contam ainda com 1.200 nits de brilho.

Veja na galeria imagens dos portáteis Lenovo Yoga:

Os novos portáteis apresentam um teclado com teclas côncavas de 1,5 mm, sendo referidas como mais confortáveis e eficazes, sendo a sua resposta tátil mais rápida. Além disso, as teclas têm um revestimento anti-gordura, minimizando impressões digitais ou manchas. Para os utilizadores que escolherem computadores com o Premium Suite, estes vão incluir quatro microfones para videochamadas de maior qualidade, quatro altifalantes de redução de ruído, ventiladores mais silenciosos e um trackpad maior.

No interior, os modelos Yoga Pro 9i estão equipados com processadores Intel Core de 13ª geração até i9, placa gráfica até NVidia RTX 4070. Tem configurações de memória até 65 GB de RAM LPDDR5X a 6.400 Mhz e armazenamento interno PCIe Gen 4 até 1 TB. Ainda referente aos ecrãs, os modelos têm como opção LCD e Mini-LED, com uma resolução até 3,2K e uma taxa de atualização de 165 Hz.

Monitores panorâmicos Lenovo Legion dividem a imagem em dois com tecnologia True Split
Monitores panorâmicos Lenovo Legion dividem a imagem em dois com tecnologia True Split
Ver artigo

No patamar abaixo, os modelos Yoga Pro e Pro 7i são alimentados por processadores AMD e Intel, respetivamente. Pode optar entre GPUs NVidia RTX 3050 ou 4050, prometendo igualmente um portátil com elevado desempenho e capacidade de “multi tasking”. Têm baterias de até 73 Whr, dentro de um corpo de 15,6 mm. Estes modelos têm ecrãs PureSight de 14,5 polegadas, uma resolução de 3K, 400 nits de brilho e uma taxa de atualização de 120 Hz.

Lenovo Yoga Pro 9i

Modelos Yoga Slim são mais finos e poderosos

Já os modelos Yoga Slim 7 com 14,5 polegadas e o Yoga Slim 6 de 14 polegadas, recorrem a processadores AMD Ryzen 7000 de última geração, o mesmo processador do Slim 6. Estes modelos têm baterias de 60 Whr e carregamento rápido. A tecnologia AMD Ryzen AI introduz funcionalidades mais inteligentes, incluindo o AI Eye Gaze Correction para melhorar as videochamadas, além da moldura automática que coloca o rosto do utilizador sempre no centro da imagem. A certificação TÜV Hardware Blue Light EyeSafe garante menos risco de cansaço visual em longas sessões de trabalho.

Os portáteis Slim têm uma espessura de 13,9 mm, sendo criados para serem transportáveis para todo o lado, sendo arrumado em espaços mais pequenos. A versão do seu Suit Premium é a introdução de seis colunas com dois subwoofers para uma maior dinâmica de som e mais qualidade, seja numa reunião ou a ouvir música ao vivo, diz a marca. A sua bateria foi também atualizada com mais capacidade, agora de 70 Whr, para que trabalhe mais tempo sem necessidade de carregar. O seu sistema de carregamento rápido garante 3 horas de utilização com um “encosto” de 15 minutos.

Lenovo Yoga 7

Por fim, a família Yoga fecha com os modelos Yoga 7 e Yoga 7i, versões mais acessivas da linha, mas também conversíveis multiusos. O seu ecrã tátil pode ser utilizado em formato tablet ou tenda, uma vez que pode ser rodado em 360º. O ecrã OLED tem uma resolução de 2,8K, uma proporção 16:10 e precisão de cor 100% DCI-P3. No interior contam com um processador Intel de 13ª geração no caso do Yoga 7i e um AMD Ryzen 7000 para o Yoga 7.

Preços e disponibilidade:

Yoga Pro 9i (16”) - 1.699 euros – maio de 2023

Yoga Pro 9i (14.5”) 1.699 euros - maio de 2023

Yoga Slim 7 (14.5”) - 1.499 euros - junho de 2023

Yoga Pro 7i (14.5”) - 1.099 euros - abril de 2023

Yoga Pro 7 (14.5”) - 1.099 euros - junho de 2023

Yoga 7i (14”) - 999 euros - abril de 2023

Yoga 7i (16”) - 999 euros - abril de 2023

Yoga 7 (14”) - 899 euros - abril de 2023

Yoga 7 (16”) - 899 euros - abril/maio de 2023

Yoga Slim 6 (14”) - 899 euros - maio de 2023