A Lenovo reforçou o seu portfólio de computadores portáteis profissionais como a introdução da workstation ThinkPad P14s Gen 5. O portátil foi configurado para utilizadores profissionais que precisam de mais desempenho mantendo um formato compacto para o conseguirem transportar. O modelo tem um ecrã de 14 polegadas, com um rácio de 16:10.

O portátil é alimentado por processadores AMD Ryzen Pro 8040 HS, a nova geração de chips com NPU integrado dedicado a inteligência artificial. Esta unidade neural pretende ajudar a otimizar as tarefas do utilizador.

Veja na galeria imagens do Lenovo ThinkPad P14s:

A placa gráfica Radeon integrada é ideal para correr aplicações como o AutoCAD e outras aplicações gráficas. Conta ainda com o sistema ThinkShield de segurança, assim como reforço de resistência de nível militar MIL-SPEC. O modelo tem versões Windows 11 Pro ou diferentes versões de sistemas operativos baseados em Linux.

Nas configurações disponíveis, o ThinkPad P14s Gen 5 suporta até 96 GB de RAM DDR5 e até2 TB de armazenamento interno SSD PCIe 4x4. Pode optar por um monitor FHD com ou sem sistema tátil, com uma solução de filme da Lenovo que diz aumentar o brilho para 400 nits, com uma redução de menos 16% de energia. Ou então optar por um ecrã OLED com 2,8K, com calibração de cores da X-Rite.

O portátil tem ainda duas ofertas de autonomia, uma com uma bateria de 39,3 Whr, para quem precisa de mais mobilidade e um modelo mais leve. Ou optar pela bateria de 52,5 Whr, que pode ser substituída.

O modelo Lenovo ThinkPad P14s Gen 5 com a configuração AMD chega ainda este mês de maio às lojas, a começar nos 1.279 euros.