A linha Yoga volta a ser a escolhida pela Lenovo para seduzir os consumidores neste início de ano. A empresa apresentou um novo tablet e dois novos modelos de computadores portáteis para continuar o bom momento de forma que tem vivido nos últimos trimestres.



Na Consumer Electronic Show (CES) em Las Vegas, nos EUA, a fabricante chinesa mostrou um novo tablet Windows, o Yoga Tablet 2. O ecrã de oito polegadas com resolução Full HD ou o processador Intel Atom não são as características mais relevantes do equipamento. A tecnologia AnyPen – que permite usar qualquer lápis ou caneta para escrever digitalmente – é o elemento em destaque neste dispositivo móvel.



O tablet tem ainda um suporte flexível que permite usar o dispositivo em quatro posições diferentes, sendo uma das quais pendurado num qualquer suporte.



Na área dos computadores a empresa apostou no Yoga 3, mais focado no mercado de consumo, e no ThinkPad Yoga, mais focado no mercado e consumidores empresariais.

O Yoga 3 está disponível em dois modelos, de 11 e 14 polegadas, e continua a ter o sistema de duplas dobradiças que permitem rodar o ecrã até 360º, o que deixa o computador “transformado” num tablet. Mas como a capacidade de rotação é total, o utilizador pode também explorar outras posições de funcionamento.



Ecrã Full HD, processadores Intel Core i de quinta geração e sistema de som Audio Waves estão entre as características deste novo modelo.



Para os profissionais a Lenovo também aposta na flexibilidade, mas misturada com a linha de produtos ThinkPad. Os convertíveis estão disponíveis em tamanhos de 12, 14 e 15 polegadas, sendo que este último modelo vem equipado com uma câmara que permite fazer capturas de elementos a três dimensões – que depois podem ser usados em impressoras 3D.



Processadores Intel Core i7, ecrã tátil com resolução Full HD, armazenamento de 1 Terabyte e Windows 8.1 versão Profissional são especificações que tentam aliciar o mercado empresarial.



Os dispositivos vão chegar ao mercado nos próximos meses e com as seguintes linhas de preço, ainda não conhecidas para Portugal: em janeiro o Yoga Tablet 2 por 299 dólares; em fevereiro estreiam os ThinkPad Yoga de 12 e 15 polegdas e com preços mínimos de 999 e 1.199 euros; em março chegam os Yoga 3 com preços que começam nos 799 e 999 dólares dependendo do tamanho do ecrã; e em maio é a vez do ThinkPad Yoga por 1.199 euros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico