O LG Maximo 3D estreou na semana passada a experiência de smartphones a 3 dimensões em Portugal através da rede Vodafone e também nas lojas, livre de operador. O equipamento está a ser "bastante bem recebido" pelos clientes, sobretudo pela inovação, adiantou ao TeK Pedro Gaspar, diretor comercial da LG, à margem da apresentação do produto.

"A inovação que introduzimos com este equipamento, que permite mudar a experiência de utilização e criação de conteúdos 3D sem ter de recorrer a óculos, está a gerar muito interesse", explicou o responsável pela área comercial da empresa, que acredita que com este lançamento se estabelece um novo marco nos smartphones.

As negociações com outros operadores para comercializarem também o LG Maximo 3D em Portugal já estão em curso, mas Pedro Gaspar escusou-se a adiantar quaisquer números de expectativas de vendas, garantindo apenas que são "óptimas".

Tal como o TeK já tinha escrito, o smartphone é o primeiro a permitir a exibição e captura de imagens tridimensionais, em fotos e vídeos, potenciando a utilização através de três jogos da Gameloft já instalados. Há ainda outros 14 títulos à disposição dos utilizadores para instalação, mas as vantagens estendem-se também à possibilidade de filmar e transferir as imagens para serem vistas num televisor 3D (por ligação de cabo HDMI) ou no YouTube 3D, para o qual existe um botão dedicado de upload.

[caption]Nome imagem[/caption]

Inn Soh, especialista da LG para a área de Mobile Communications, explicou ao TeK que a estratégia da empresa não passa por estar sempre a lançar smartphones com pouca diferenciação, mas por apostar na inovação para marcar a diferença. É o caso do Maximo 3D, que acredita que irá marcar uma tendência de futuro.

"O 2D já é passado. Agora damos a todos os utilizadores a possibilidade de criarem os seus próprios conteúdos 3D e acredito que daqui a um ano esta vai ser uma característica obrigatória nos smartphones", reforçou.

Para suportar a performance exigida pelo 3D o processador integrado no LG Maximo 3D é um "trial dual", com uma arquitetura dual-core, dual-memory e dual-channel. Desta forma são tratadas em simultâneo duas imagens em paralelo, mas os benefícios estendem-se também a outras aplicações e funcionalidades do smartphone, que é mais rápido em todas as tarefas.

Quanto ao consumo da bateria Inn Soh admite que o 3D é naturalmente mais exigente, mas lembra que cabe ao utilizador fazer uma utilização racional do equipamento, desligando funcionalidades que não estão a ser utilizadas (como o GPS ou o Wi-Fi) para prolongar a sua duração. De qualquer forma, este especialista da LG para a área de mobile lembra que hoje é muito fácil recarregar o telemóvel em qualquer lugar através de USB, mesmo nos televisores.

A estratégia da LG para ecrãs 3D abrange também aos tablets, mas Inn Soh não quis adiantar ao TeK quais os planos definidos para a sua comercialização. "Estamos a estudar os tablets 3D, em princípio haverá novidades brevemente", afirmou.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico