A LG anunciou que desenvolveu o seu próprio chip de inteligência artificial, com o objetivo de melhorar a eficiência dos produtos da marca. A empresa coreana pretende utilizar a tecnologia em aspiradores, máquinas de lavar roupa, frigoríficos e aparelhos de ar condicionado.

O novo chip de inteligência artificial da LG incorpora, simultaneamente: inteligência visual de modo a melhor reconhecer o espaço, os objetos e o utilizador; inteligência auditiva, que permite reconhecer com precisão as características de voz e ruídos; e uma maior capacidade de detetar alterações físicas e químicas no ambiente.

De acordo com a empresa coreana, o chip, que contém o mecanismo LG Neural Engine, também permite a implementação de serviços personalizados de IA, processando e aprendendo com dados de vídeo e áudio para aumentar o reconhecimento das emoções e comportamentos do utilizador em diversos contextos. Além disso, pode funcionar offline e utiliza um hardware separado para armazenar dados pessoais e proteger as informações do cliente.

I.P. Park, presidente e CTO da LG Electronics, afirma que “o chip foi desenhado para fornecer soluções otimizadas de inteligência artificial para os futuros produtos da LG”. O desenvolvimento do chip permitirá assim, segundo I.P. Park, “aumentar os três pilares fundamentais da estratégia de inteligência artificial da empresa – evoluir, conectar e abrir – fornecendo aos clientes uma experiência aperfeiçoada para uma vida melhor”.