A LG está a comemorar 20 anos de presença em Portugal, procurando manter a diversidade do seu portfólio de tecnologia, seja ao nível de imagem e som, eletrodomésticos, wearables e computadores. E o dia dedicado ao Open Day, em Lisboa, reuniu o seu catálogo de produtos previstos para 2023, ao mesmo tempo que a marca reforça a sua nova imagem, através de um logotipo mais dinâmico e adaptado à comunicação em diferentes vertentes.
Segundo explicou ao SAPO TEK Hugo Jorge, diretor de marketing da LG Portugal, em comemoração do aniversário redondo da marca no mercado nacional, o novo Open Day em Lisboa acontece dias depois da mesma exposição de produtos no Porto, enquadrado numa série de iniciativas que a empresa prevê realizar ao longo do ano.
Veja na galeria imagens dos produtos disponíveis no LG Open Day 2023
Explicando o conceito do novo logotipo, “o principal foca-se na mensagem o futuro é ilimitado, mas depois temos diferentes variações conforme a área de negócio”. Exemplo disso é a variação “o futuro é Eco”, onde se destaca um 20 em tons verdes juntos aos equipamentos, que representa a sua eficiência energética. Para o TI a mensagem é “o futuro é disruptivo” ou o “o futuro é arte”, que representa a sua linha Art Gallery dos televisores OLED, que se focam em diminuir a sua intrusão nas salas de estar, misturando-se com a decoração.
Hugo Jorge afirma que a grande diferença do Open Day, quando comparado ao ano passado, é que estão expostos também produtos B2B, tais como um LED Wall que funciona como um ecrã gigante e com saída de áudio, o que o torna interessante para consumo de conteúdos e até jogos. “Chamamos a este equipamento um all-in-one porque tem 136 polegadas, Full HD e com capacidade de se ver os conteúdos mesmo com grande proximidade do ecrã. Mas tem som integrado e por isso funciona quase como um televisor. Com um controlo remoto podemos trabalhar os conteúdos mais facilmente”. O modelo é de uso indoor, seja para um evento ou reunião, completou Hugo Jorge.
O sistema de ar condicionado empresarial e as soluções de armazenamento de energia de painéis solares são outros dos produtos B2B também presentes no evento. A LG pretende dessa forma oferecer um conceito 360 da sua oferta para este ano.
LG OLED G3 2023 é a joia da coroa na oferta de televisores
Entre as novidades, estava um cubo de experimentação do novo televisor OLED Evo de 2023, de forma a comparar-se o som e imagem com o modelo do ano passado. O SAPO TEK entrou no cubo e aceitou o desafio colocado pela marca, de tentar perceber rapidamente as diferenças de imagem entre os modelos. Esta experimentação tem como o objetivo de a marca comprovar frente aos consumidores que existem evoluções notórias entre os novos e anteriores modelos, mesmo quando lançados anualmente.
A LG OLED G3 2023, alimentada pelo processador Alpha 9 de sexta geração, foi comparada ao modelo P2, com processador Alpha 7 de quinta geração. A emissão de brilho do modelo mais recente destacou-se, sendo explicado que tem mais 70% de brilho quando comparado com um modelo de gama de entrada, graças à tecnologia Brightness Booster Max da fabricante. É referido que o brilho é mapeado e controlado numa base pixel-a-pixel, resultando em imagens mais nítidas e realistas.
Veja na galeria imagens do modelo 2023 LG OLED evo C3
A tecnologia passiva Macro Lens Array ajuda a transmitir mais brilho, mas a gastar menos energia, além de oferecer cores mais vívidas e naturais, assim como maiores contrastes, explicou Nuno Mendes, especialista de produto da LG Portugal ao SAPO TEK. Foi mostrado um vídeo de uma fogueira, em que se assistia às labaredas num tom realmente mais detalhado no modelo novo, face a outro anterior, com configurações de imagem semelhantes, neste caso no modo Vivo.
O processador utiliza deep learning assistido por IA da LG para melhorar a qualidade de imagem e som dos equipamentos, sobretudo ao nível de upscalling dos conteúdos. Inclui ainda tecnologia de Dynamic Tone Mapping e HDR Expression Enhancer que deteta e destaca os objetos mais importantes do ecrã, tais como os rostos das pessoas. A nível de som, o processador também alimenta o AI Sound Pro da LG, debitando áudio surround 9.1.2 virtual, a partir das colunas integradas no televisor. Os reflexos são reduzidos através da tecnologia Super Anti Reflective, para que as imagens possam ser visíveis com detalhe num ambiente com muita iluminação.
O lineup de televisores da LG integra ainda as séries Z3 e C3 OLED Evo, todos alimentados pelo motor alpha 9 de sexta geração. Sendo que o G3 oferece aquilo que chama de One Wall Design, que não deixa espaço visível quando montado na parede. Os novos televisores chegam durante este mês de abril ao mercado, mas os preços ainda não foram confirmados. E têm tamanhos a começar nas 42 polegadas até 97.
Frigoríficos com cubos de gelo que “não derretem” e torres de máquina de lavar e secar
A LG levou para a exposição alguns dos seus eletrodomésticos do catálogo de 2023. Os frigoríficos destacam-se, sobretudo o modelo “americano” LG InstaView Door-in-Door. O já famoso modelo tem uma porta escurecida, bastando dar duas pequenas palmadas no vidro para este se iluminar e tornar-se transparente para espreitar o interior sem abrir.
O modelo tem um filtro purificador Pure N Fresh que promete a eliminação de odores indesejados. Este tem um filtro de carvão ativo que elimina as partículas de odor. Para os fãs de bebidas frescas, o frigorífico tem um reservatório de água, dispensando canalização, permitindo colocá-lo em qualquer parte da cozinha. E o sistema de gelo Craft Ice gera autênticas esferas de gelo, que prometem durar mais tempo sem derreter (duas horas, segundo o barman de serviço que fez um mocktail de demonstração ao SAPO TEK). Obviamente que a grande capacidade interior e a sua organização prometem evitar os momentos em que “jogamos Tetris” para arrumar as embalagens e produtos.
Pode ainda optar pelo modelo Slim, mantendo o conceito americano, mas mais estreitos, para quem tem cozinhas mais pequenas. Os modelos têm um sistema de refrigeração No Frost, evitando os processos de descongelação manual quando o gelo acumula. O dispensador de água foi remodelado, sendo agora minimalista e de utilização intuitiva. A aplicação para smartphones e os algoritmos inteligentes permitem ao utilizador maior monitorização das temperaturas e um ajusto automático e personalizado mediante a utilização pela família.
No que diz respeito a máquinas de lavar, anteriormente a LG criou um conceito em que emparelhava o eletrodoméstico com outro de secar, um por cima do outro, de forma a poupar espaço na cozinha. Tratavam-se de dois equipamentos independentes, mas com capacidade de encaixe vertical. Este ano a LG foi mais além e introduziu o conceito de Wash Tower, uma única unidade vertical que integra ambas as máquinas, que comunicam entre si e partilham informações de programas.
Colunas de som “gigantes”, auriculares à prova de água e outros gadgets tecnológicos
A exposição conta com os mais recentes monitores da marca, incluindo o televisor/monitor LG OLED Flex, que pode ser utilizado da forma convencional ou colocá-lo numa das três posições de curvatura para gaming. Outro monitor de gaming é o modelo de 48 polegadas OLED, com uma resolução superior.
Os portáteis Gram também estavam em exposição. No espaço de exposição ninguém ficou indiferente às colunas XBoom da LG. Enormes, potentes e cheias de botões e luzes parecem o substituto das antigas aparelhagens da sala. Mostrou a nova soundbar LG SC9S, que se destaca por servir de base a um televisor e não como elemento separado.
A nova gama de earbuds LG Tone free fit TF7Q é um equipamento orientado para desporto e como explicou Hugo Jorge, este tem um fixador de orelha que roda e não cai. Além disso é à prova de água, graças à certificação IP67. O expositor tinha mesmo um recipiente com água para que os visitantes mergulhassem o wearable. Todos os seus novos modelos oferecem cancelamento de ruído integrados.
A completar a nossa visita pelo espaço, Hugo Jorge destaca que a LG vai manter a comunicação do aniversário durante todo o ano, com um logotipo adaptado a diversas iniciativas. “No Dia de Portugal vamos ter algumas surpresas, no Dia Mundial do Ambiente outra”. A marca vai estar presente nos festivais de verão de música, como o MEO Sudoeste e Super Bock Super Rock, como patrocinadores e com palcos dedicados à marca, num calendário de iniciativas até ao final do ano.
Nota da redação: foi feita uma correção no quarto parágrafo. Última atualização 19/4/2023 10h54
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários