A LG Electronics Inc. investiu três milhões de dólares na Bossa Nova Robotics, com sede nos EUA,  naquele que é o primeiro investimento da empresa em um parceiro estrangeiro no segmento da robótica.

Depois das parcerias estabelecidas com as sul-coreanas Acryl, SG ROBOTICS, Robotis e Robostar, a gigante tecnológica quer assim reforçar a sua competitividade na indústria de robots naquele que tem sido apontado como um dos principais motores de crescimento da LG.

A Bossa Nova Robotics cria soluções que permitem uma automatização na recolha e análise de dados em tempo real dos produtos nas prateleiras e que permitem uma gestão mais eficaz de grandes lojas de retalho.

“A robótica é um elemento-chave da nossa estratégia de Inteligência Artificial no ThinQ e é essencial para o desenvolvimento futuro da LG”, esclareceu o  vice-presidente de inovação aberta global da LG Electronics, Kim Sungwook.

Recorde-se que, como parte das preparações para as Olimpíadas de inverno na Coreia do Sul, a LG começou a testar os seus robots, o Guide Robot e o Cleaning Robot, no maior aeroporto do país.

Na CES deste ano, a tecnológica apresentou os três novos robots da família CLOi, o Server, o Porter e o Shopping Cart, desenvolvidos especificamente para uso comercial em locais de alto tráfego, como hotéis e supermercados.

Os robots CLOi da LG estão a ser desenvolvidos em paralelo com os produtos ThinQ, a marca IA da tecnológica criada para ser usada em eletrodomésticos inteligentes.