A tecnologia OLED (Organic Light-emitting Diode) foi escolhida pela LG para substituir os ecrãs de cristais líquidos (LCD). A capacidade de oferecer melhor qualidade de imagem através de ecrãs mais finos são dois dos argumentos principais para que a fabricante concentre aí a sua aposta.



No modelo que agora se prepara para começar a vender, a LG junta tecnologia Ultra HD, ou 4k como também é conhecida, que "estica" a resolução de imagem até aos 3840x2160 pixéis, muito além dos 1920x1080 pixéis que uma televisão com Full HD tem para oferecer. Acrescenta-lhe um ecrã curvo, que permite usufruir da mesma qualidade de imagem em diversas perspetivas.


A LG destaca ainda outras especificidades interessantes do novo modelo, como o peso, e sublinha que, comparativamente a outros modelos LED, o novo equipamento pesará 30% menos e será 80% mais fino. Integra o sistema operativo WebOS, que assegura o acesso a um conjunto de funcionalidades e aplicações para tirar partido da ligação à Internet.


"Enquanto próximo passo na evolução das tecnologias de ecrã, o OLED vai desempenhar um papel central na reorganização da indústria", defende o responsável da empresa pela divisão de entretenimento.


Numa nota de imprensa citada em vários meios, Ha Hyun-hwoi defende que o televisor 4K que a LG se prepara para lançar representa "um novo paradigma que vai mudar a dinâmica das televisões de nova geração".


Um dos grandes desafios vencidos com o equipamento, garante a LG, está na junção das tecnologias OLED e Ultra HD num mesmo produto.


Claro que o preço desta inovação tecnológica não está ao alcance de todas as bolsas. O modelo com ecrã de 65 polegadas, que pode ser encomendado já a partir desta terça-feira em vários países custa 11.787 dólares (8.929 euros). Vai também existir um modelo com ecrã de 77 polegadas que chegará às lojas no último trimestre do ano.

Em Portugal o novo televisor 4K OLED da LG chega só em 2015, confirmou a empresa.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com informação fornecida pela LG.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico