Denominado AUTOCITS, este programa é liderado pela Indra. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Universidade de Coimbra (UC), o Instituto Pedro Nunes (IPN), a Dirección General de Tráfico (DGT), a Universidade Politécnica de Madrid (UPM), e a Inventeurs du Monde Numérique (INRIA) completam o consórcio do projecto de I+D+i AUTOCITS, que tem um orçamento de 2,6 milhões de euros e financiamento do programa europeu CEF (Conecting Europe Facility).
O objetivo é facilitar a circulação de veículos que se conduzem por si próprios em núcleos urbanos através do desenvolvimento de sistemas inteligentes de transporte, que facilitam a troca de informação entre viaturas, utilizadores e infraestruturas.
Os três pilotos que se vão desenhar, desenvolver e lançar em Lisboa, Madrid e Paris ao longo de 2017 e 2018 vão permitir testar esta relação entre carros autónomos, convencionais e centros de controlo e a elaboração de recomendações a partir da análise dos resultados.
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Paralelamente, pretende-se avançar no âmbito regulamentar e nas regras de trânsito para melhorar a interoperabilidade dos carros autónomos, garantir a sua correta circulação em todo o tipos de estradas nos diferentes países europeus e a sua convivência segura com os restantes veículos.
A Indra nota que, atualmente, não existe um standard a nível europeu e as normas de cada país têm um grau de maturidade diferente, com Espanha e França numa posição avançada.
Para além de contar com a participação das autoridades de tráfego, operadores e Universidades, o AUTOCITS prevê colaborar com outras iniciativas de I+D+i existentes à escala europeia neste âmbito, por exemplo, o projecto C-Roads e a plataforma EU EIP Platform.
Os projetos piloto de Lisboa, Madrid e Paris são pioneiros no Corredor Atlântico e dos primeiros que vão incluir na Europa testes de veículos autónomos, de diferentes fornecedores, fechados e abertos ao tráfego convencional em vias urbanas, suburbanas e ligações com autoestradas.
Em concreto, os testes serão realizados em Lisboa nas Avenidas Marginal e Brasília, duas vias importantes que ligam a cidade de Lisboa com a autoestrada A-36 (IC17-CRIL) e outras infraestruturas de transporte, como barco e combóio; em Madrid na via Bus-VAO que liga com a via de circunvalação M-30, e na autoestrada A-4 nos arredores de Paris.
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