Arrancou mais uma edição do Lisboa Games Week, o maior evento de videojogos em Portugal. Ao longo dos próximos quatro dias os visitantes poderão experimentar novos títulos em primeira-mão, participar em eventos de eSports e outros momentos ligados a este mundo de entretenimento. As expetativas são elevadas e promete este ano superar a barreira dos 55.000 visitantes registados no ano passado.
“O boca a boca funciona muito bem, e este ano esperamos ter pelo menos 70.000 pessoas nos quatro dias”, refere Pedro Silveira, o responsável da E2Tech, organizadora do evento em entrevista ao SAPO TEK. “Queremos ser realistas e crescer de forma sustentada, que é muito importante”, acrescenta.
Destacando como principal novidade para este ano, Pedro Silveira aponta as antestreias dos videojogos que só vamos poder ter no próximo ano. Há cada vez mais uma aposta da indústria no Lisboa Games Week”. De notar que este será o primeiro ano em que as três fabricantes de consolas, Sony, Microsoft e Nintendo, apostam em simultâneo no certame, “todos os anos havia sempre uma que ficava de fora”, acrescenta o organizador.
Por outro lado, salienta o serviço educativo relacionado com os videojogos, o qual justificou a presença das escolas. Esta iniciativa, dedicada ao fórum sobre a gamificação e à formação, é orientada às escolas através do debate sobre o uso dos elementos dos videojogos na educação e respetivas atividades. Esperam-se cerca de 20.000 alunos, do ciclo ao ensino secundário para participar em workshops e outras atividades propostas no evento que são da responsabilidade da Direção Geral da Educação e ISCT-IUL explica Pedro Silveira.
De notar que são cada vez mais parceiros não ligados à indústria dos videojogos a participar no Lisboa Games Week, como o BPI. “O gaming deixou de ser um nicho para se tornar um território, como é a música, o desporto ou o cinema. O gaming é um território cada vez mais forte, que fatura mais que as outras todas”, salienta o responsável pelo evento. “Se antigamente quando tínhamos reuniões para parcerias, ouvíamos sempre coisas como “ah, e tal os eSports, é muito giro, mas isso é lá fora”. Hoje em dia, quando conversamos percebemos que eles já sabem o que são os youtubers, os streamers, conhecem o Fortnite, o Counter-Strike, e sobretudo, reconhecem já a importância do Lisboa Games Week”. Pedro Silveira salienta que as marcas já veem o evento como uma aposta segura.
Para o futuro, Pedro Silveira não esconde a ambição de trazer a representação das grandes editoras, capazes de dinamizarem o seu espaço, como se vê no Paris Games Week. “Estamos a trabalhar no sentido de trazer futuramente para o Lisboa Games Week uma presença forte de uma Ubisoft, por exemplo, e dessa forma dar o inevitável passo para a ocupação do terceiro pavilhão…”
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários