A Logitech apresentou uma nova webcam, a MX Brio, a primeira câmara do ecossistema MX, prometendo melhores performances para os utilizadores, seja no trabalho ou no lado criativo. Esta webcam tem duas versões, uma para o uso pessoal e criativo, e outra, a MX Brio 705 for Business, para uma utilização empresarial. Ambas são idênticas no que diz respeito a características de hardware e design, apenas muda o pacote de aplicações que acompanha cada uma. Até porque as duas versões têm o mesmo preço, pelo que o utilizador deve escolher aquela que mais se adequa à sua utilização.

A webcam tem capacidade de gravação 4K a 30 FPS ou 1080p a 60 FPS, que segundo a fabricante é ideal para criar conteúdos em vídeo, realizar live streams no YouTube, Twitch ou TikTok, ou para utilização profissional em videoconferências e videochamadas.

Veja na galeria imagens da Logitech MX Brio:

Durante a apresentação da webcam, que o SAPO TEK esteve presente, Grace Lokako, a gestora de produto da linha MX, aponta estatísticas da forma como trabalhamos atualmente: 14% no escritório e 36% a partir de casa, além de 50% em regime híbrido. Dessa forma surge a necessidade de elevar a qualidade para a colaboração remota, em criar a partilha de streaming, mantendo uma elevada resolução de imagem.

A MX Brio é a câmara mais avançada da Logitech, segundo a fabricante, oferecendo uma imagem superior, lentes personalizadas e um sensor topo de gama Sony Starvis de 8,5 MP. Esta tem uma lente grande angular e autofoco, de forma a garantir que o utilizador esteja sempre em foco. O sistema utiliza inteligência artificial para afinar o balanceamento dos brancos, a exposição, o foco e a qualidade de imagem de alta resolução.

A fabricante promete imagens com maior qualidade mesmo em ambientes menos iluminados. A marca apontou que segundo testes da DxoMark, esta webcam tem uma performance duas vezes melhor que a anterior Brio, incluindo a capacidade de oferecer a cor de rostos mais natural. Na demonstração feita, quando se desliga a luz, as cores mantêm-se naturais, mesmo no ambiente mais escuro.

A Logitech salienta ainda a capacidade de a webcam poder ser colocada numa posição conveniente para captar o utilizador de frente, ao contrário das câmaras fixas no portátil que limitam o ângulo.

Logitech MX Brio

O modelo tem um modo Show, que permite virar a câmara para baixo para mostrar o trabalho, por exemplo. Além disso, utiliza um sistema de microfones Beamforming, com dois mics alimentados por IA para abafar o ruído de fundo e concentrar o foco na voz do utilizador. A câmara tem ainda uma tampa de obturador para cobrir a lente, garantindo mais privacidade ao utilizador quando não é utilizada. A webcam está também otimizada para aplicações como o Zoom ou Teams.

O software da MX Brio permite definir o campo de visão até 90º, aumentar o nível de exposição, ativar a compensação de fraca iluminação, definir o ISO, a temperatura das cores, contraste, saturação, entre outras opções avançadas para utilizadores avançados. Estas definições estão disponíveis nos diversos softwares como o H-Hub e o Option+, funcionando com outros periféricos como teclados e ratos, onde podem ser definidos atalhos para o volume, mute, paragem do vídeo, etc.

A câmara chega ao mercado ainda durante este mês de março por 229 euros, sendo possível escolher entre a MX Brio e MX Brio 705 for Business. A versão profissional tem certificações do Zoom e Teams. A funcionalidade de autoframing RightSight, que deteta e permite centrar a imagem no orador, mesmo enquanto se movimenta, pode ser ativada através do Logi Tune, mas apenas disponível na MX Brio 705 for Business.

Fisicamente, apenas diferem apenas nas cores, sendo que a versão geral pode ser comprada em branco ou cinzento, mas o modelo empresarial apenas é oferecido em cinzento. A webcam foi construída com 75% de plástico reciclado e baixo uso de carbono.

Nota de redação: Notícia atualizada com a correção da data, ainda por anunciar durante este mês de março.